Alex Bondan
TUBARÃO

O Atlético Tubarão devolveu ao Hercílio a derrota da primeira rodada do Catarinense. Jogando no Estádio Domingues Gonzales, o Peixe fez 1 x 0 com Batista, aos 27 do primeiro tempo, no movimentado clássico municipal de ontem. O Atlético manteve a pressão no goleiro Martins, que pegou muito, mas não ampliou. O Hercílio não se conformou com o placar e lutou bravamente com direito a duas bolas no travessão. 

Com a vitória, o Peixe sobe para a quinta colocação e 12 pontos. O Leão caiu para a oitavo e ainda respira fora da zona de rebaixamento. “O primeiro tempo foi maravilhoso. Jogão clássico do Sul, o antigo Ferroviário e o Hercílio, sempre uma luta, uma guerra. ‘Altos’ jogo”, avalia o torcedor tricolor Alison Bittencourt. O gol do Tubarão saiu com bela jogada de Daniel Costa. O camisa 10 mandou uma meia-lua no adversário dentro da área e fez linda  assistência para Batista tocar para dentro.

No segundo tempo, os times voltaram dispostos a mexer no placar. O Hercílio tirou Thiago Henrique e voltou com Tiago Pará, que levou cartão amarelo com dois minutos em campo. Aos 18, o Tubarão trocou Guilherme Amorim por Romarinho e o Hercílio sacou Matheuzinho para a entrada de Lucão. O confronto seguia muito técnico com a bola no chão. “O Peixão conseguiu mostrar sua qualidade técnica devido ao gramado. No primeiro turno, com aquele gramado era impraticável o futebol. O goleiro deles salvou o que seria uma goleada hoje (ontem)”, descontrai o tricolor Juhan Fraga Domingues.

Aos 30, entraram Willian Batista no Colorado e Everton Junior no Tricolor. Em seguida, Liel também entrou no Peixe, mas nada mudou no placar. Os ingressos dos visitantes esgotaram rapidamente e alguns torcedores ficaram de fora. “Uma vergonha não ter mais ingresso, foi um jogo bom, mas assisti de cima de uma laje”, reclama Giovani Fernandes, torcedor do Hercílio. O Colorado Jeferson Mendes de Souza levou os filhos de 9 e 12 anos ao estádio. “Duas bolas no travessão, quase empatou, perdemos, mas saímos com a cabeça erguida”, garante.

No próximo fim de semana, os mandos se invertem. Hercílio Luz recebe o Brusque, no Aníbal Costa, na abertura da 11ª rodada, às 17h de sábado. O Tubarão vai até a capital enfrentar o Figueirense. Jogo marcado para domingo, às 19h, no Orlando Scarpelli.

Tigre perde novamente em casa
A sorte não esteve ao lado do novo técnico do Tigre na tarde de ontem, no Heriberto Hülse. Logo no primeiro lance do jogo, João Paulo, livre de marcação, chutou para abrir o placar para o líder, Figueirense. O Tigre até teve boas chances na etapa final, mas não ameaçou o goleiro Dênis. 
Depois da eliminação na Copa do Brasil, o Criciúma buscou em Argel Fucks a motivação do elenco. No segundo tempo, o time carvoeiro se achou no jogo. Foram 15 escanteios a favor dos donos da casa, dez somente no segundo tempo, e o zagueiro Nino chegou a tentar algumas vezes. “Ainda não marquei como profissional, infelizmente não consegui, mas sei que na hora certa a bola vai entrar”, projeta o atleta.
Na etapa final, o Tigre dominou as ações ofensivas e teve as melhores chances, principalmente em bolas lançadas na área. Apesar de várias tentativas, nenhuma resultou em gol.
Com o resultado, a equipe criciumense segue com nove pontos na classificação da disputa estadual. O próximo compromisso do Tigre será no sábado, às 19h, fora de casa, contra o Concórdia. Na próxima rodada, no Estádio Domingos Machado de Lima.

AVAÍ VENCE O LANTERNA

O Avaí ainda acredita em uma vaga na final do Catarinense. Depois da vitória por 3 x 2 sobre o Inter de Lages, ontem, o time da capital vira a chave para a Copa do Brasil, nesta quinta-feira, contra o Fluminense. Pelo Estadual, o Leão da Ilha volta a campo no domingo, contra o Joinville, fora de casa, em confronto direto pela terceira colocação.
A história do jogo diante do Inter começou no primeiro gol, aos 7 minutos, com o zagueiro Alemão marcando de pênalti. O Avaí seguia ditando o ritmo até o empate do Inter, em uma cobrança de falta cinco minutos depois, com Raphael Lucas. Aos 32 minutos, Maurinho roubou bola na intermediária, avançou e lançou Getúlio na corrida. O atacante soltou uma bomba na saída do goleiro e fez o segundo.
O Avaí ampliou com Lucas Lovat, aos 13 minutos. O lateral foi lançado em profundidade, chegou com velocidade e acertou um chute no ângulo. O Inter ainda valorizou a vitória azurra, descontando aos 20 minutos com Jean Lucas, em um chute cruzado. O triunfo levou o Avaí aos 17 pontos. O time se mantém sete pontos atrás do líder, Figueirense, e a seis da vice-líder, Chapecoense.

JEC vence a 1ª fora de casa

O Joinville derrotou o Brusque por 2 x 1 e conquistou a sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Catarinense. O triunfo da tarde de ontem começou no primeiro tempo, com gol de Lazio. Na segunda etapa, Breno ampliou e o Brusque diminuiu, com Jean Dias.
A primeira chance de gol foi aos 39 minutos, com Jean Dias, mas o goleiro Matheus salvou o Joinville. O Tricolor respondeu aos 45 minutos e abriu o placar, atuando fora de casa. Marcos Paraná cobrou a falta para dentro da área e Lazio apareceu de cabeça para balançar as redes.
Logo aos dois minutos da segunda etapa, em um contra-ataque rápido, Breno desceu em velocidade e chutou forte para ampliar o placar. Logo na sequência, os visitantes quase fizeram o terceiro. Elias bateu cruzado e a bola passou raspando a trave do goleiro Dida.
O susto acordou o time da casa, que fez o seu gol aos 25 minutos. Em uma cobrança de falta, Jean Dias bateu direto para o gol e Matheus não conseguiu chegar para evitar. O Tricolor se fechou bem, conseguiu segurar o adversário e manter o placar até o apito final.

Chape
A Chapecoense folgou no meio da semana, pois só entra nas oitavas de final da Copa do Brasil, e o técnico Gilson Kleina pôde treinar posicionamento, marcação, movimentação e jogadas de bola parada. O resultado foi a vitória por 3 x 0 sobre o Concórdia. O primeiro foi de Amaral, em jogada ensaiada. Nadson entrou no segundo tempo e ampliou. Outro autor de gol, Wellington Paulista, disse que na primeira oportunidade a bola bateu na orelha e não conseguiu fazer o gol. Mas, na segunda bola, mandou para a rede. A Chape encara o Inter de Lages na rodada de domingo.