O coordenador de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo e um dos principais atletas de alto rendimento do município, Ezequiel Corrêa de Souza, o Zico, vai à busca do bicampeonato do Regional das Américas de Halterofilismo Paralímpico, que será disputado entre 4 e 13 de julho, na cidade de  Saint Louis, em Missouri (EUA).

Antes, neste fim de semana, Zico compete, em São Paulo (SP), na 2ª etapa da fase nacional das Loterias Caixa, o Campeonato Brasileiro da modalidade, onde o capivariense lidera na sua categoria (72 kg).

Ele vai tentar defender o título da competição continental, a qual ocorre a cada quatro anos. Na última, disputada em Bogotá, capital da Colômbia, Zico levou a medalha de ouro. “Quero seguir como o melhor das Américas e seguir no ranking entre os oito mais bem colocados do mundo, o que me garante vaga direta às Paralimpíadas de Paris, na França, em 2024”, projeta Ezequiel, que já tem seis títulos nacionais consecutivos, e, por cima, detém o recorde brasileiro na modalidade, além de colecionar troféus em Sul-Americano e outros certames.

“São três horas diárias de treino, mais alimentação controlada e uma série de exames. O que mais me deixa feliz é representar Capivari de Baixo, o meu Estado e meu Brasil nas competições. Sempre a bandeira da minha cidade que tanto tenho orgulho! Esta prova dos Estados Unidos será bem difícil, mas estou preparado e vou tentar passar minha marca máxima, dos 183 kg”, pretende o paratleta

Hemimelia fibular

Esta é a condição física especial de Ezequiel. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas. Segundo ele, isso nunca foi empecilho para se tornar um dos mais conceituados atletas de Santa Catarina e do país.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo