O treinador Francisco Teles (E) e Zico no Circuito Caixa no ano passado -  Foto:Divulgação/Notisul
O treinador Francisco Teles (E) e Zico no Circuito Caixa no ano passado - Foto:Divulgação/Notisul

Capivari de Baixo

O halterofilista de Capivari de Baixo, Ezequiel de Souza Correa, o Zico, de 29 anos, participará neste sábado, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, da terceira etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de atletismo, natação e halterofilismo. A etapa definirá o ranking nacional das modalidades.

Ao todo serão 690 paratletas inscritos nas disputas. As competições ocorrerão entre amanhã e domingo nas três modalidades. De acordo com Zico, a etapa será mais um momento decisivo e de aprendizado. “Este mês será de muita correria. Vou em busca do resultado nesta última etapa do Circuito Caixa e no próximo dia 26 participarei da 7ª Copa Teles de Supino/Terra Raw. Tenho treinado de maneira intensa e vou confiante para mais esta competição”, assegura o jovem.

No ano passado, Zico conquistou inúmeras vitórias estaduais. As medalhas de bronze e prata alcançadas no Circuito Brasil Caixa Loterias no primeiro semestre de 2015,  em setembro alcançou o ouro na terceira etapa, e dois meses depois, mais um ouro na competição. Há um ano, ele chegou a ocupar o lugar mais alto do pódio no Circuito disputado também em São Paulo. Na época, o catarinense teria que defender 172,5 quilos em sua categoria, mas fez mais do que isso e atingiu o primeiro lugar geral na competição nacional. Diferente desta temporada, a competição no último ano ocorreu em quatro etapas.

O halterofilismo é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos. Na busca por um corpo ideal ou muitas vezes por amor ao esporte, a modalidade tem sido a procura de muitas pessoas para garantir mais resistência muscular.