Florianópólis

A Nona Edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) reunirão entre os dias 6 a 8 de julho em Florianópolis, cerca de 408 participantes de 197 escolas entre atletas e dirigentes. Estarão em disputa as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete.

A maioria das modalidades serão disputadas nas dependências esportivas da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). As exceções são o tênis de mesa, que será no ginásio Capitão Waldir Schmdt, e a natação, que terá como palco a piscina da Elase. Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual.

O cronograma prevê para hoje a chegada das delegações. Amanhã terá classificação funcional, que define o grau de deficiência de cada participante. E entre esta sexta-feira e domingo ocorrem as competições. 

A etapa estadual dos Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação de Esporte de Santa Catarina (Fesporte), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Secretaria Estadual de Educação. 

As escolas campeãs das modalidades farão parte da Seleção Catarinense que participará da etapa nacional da competição, as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Nesta competição, em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã brasileira, atrás somente de São Paulo, o campeão geral.