Lembra do Nickollas, o menino cego que a mãe narra os jogos do Palmeiras para ele? Ele ganhou um presente especial do verdão neste Natal.

O torcedor fanático de 11 anos recebeu das mãos do atacante Deyverson óculos adaptados que transformam imagens em áudio. “Vou te dar um papo reto porque teu nome intriga. Sabe para quem eu vou entregar o óculos? É para meu parceiro Nicollas”, canta o jogador que também é conhecido fora do campo com ‘MC Deyvin’.

O presente do Palmeiras é uma parceria com a empresa Mais Autonomia Tecnologia Assistiva. “É um equipamento que tem um dispositivo que captura imagens em uma máquina fotográfica. Essa fotografia é escaneada através de um computador e por fim tem o áudio. Você prende o equipamento nos óculos por um ímã e dessa forma consegue ler qualquer texto em qualquer superfície e distância”, explica Daron Sadka.

Além de placas de rua e qualquer livro em todos os idiomas, os óculos têm outras funções. “Também captura rostos e nomeia, reconhece dinheiro, código de barra, produtos, cores, uma gama de funcionalidades que dá à pessoa com deficiência visual mais autonomia e independência”, disse Sadka.

Os óculos

Royal National Theatre, de Londres, testou o produto durante meses e anunciou que vai disponibilizar os óculos para todas as suas apresentações a partir de 2019, gratuitamente. Já o fabricante espera que a tecnologia seja disponibilizada em breve em todos os cinemas do mundo.