Skatistas de Tubarão, Arthur Molon e Roberto Souza, o Bebeto, participam do campeonato, na capital fluminense.

Jailson Vieira
Rio de Janeiro (RJ)

Fim da espera. A competição mais aguardada dos últimos tempos entre os skatistas do Brasil e de alguns países inicia hoje e segue até o próximo domingo. O Campeonato Oi Skate Total Urbe Open, STU Open, na Praça Duó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ao todo, 224 skatistas das categorias open masculino e feminino profissionais e amadores estarão no evento. O tubaronense Roberto Souza, o Bebeto, 30 anos, foi convidado a participar da prova.

Bebeto está confiante e prepara o fôlego para disputar com nomes importantes do cenário mundial como Kelvin Hoefler.Além dele, Arthur Molon, 16 anos, alcançou a vaga no último dia 15 ao conquistar o primeiro lugar na categoria amador do Campeonato Catarinense. Tubarão terá dois representantes na disputa.

O Oi STU Open entra para a história do esporte das rodinhas, com a maior premiação já vista em um torneio de skate na América Latina e uma das maiores do mundo, totalizando R$ 400 mil. O valor será dividido para os 32 primeiros colocados nas duas modalidades, profissional e amador. “É sempre bom participar de grandes eventos. Com a proximidade desta competição, tenho ido à pista Plaza com mais frequência treinar e vejo muitas crianças e adolescentes praticarem este esporte. O mais gratificante é que ele não é restrito a ninguém e todos podem praticá-lo”, observa.

Esta modalidade será olímpica em Tóquio, no Japão, em 2020. Há muito deixou de ser apenas diversão para se tornar uma profissão e um mercado que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano no Brasil, somente com a venda de roupas e acessórios, conforme pesquisa da Confederação Brasileira de Skate.
Este será o primeiro campeonato profissional do ano. Na disputa, o público poderá conferir as manobras radicais e emocionantes de grandes skatistas. Os moradores de Tubarão e região pela primeira vez terão os seus dois representantes.

Foto: Jailson Vieira/Notisul