Clemente venceu a São Silvelho no último fim de semana
Clemente venceu a São Silvelho no último fim de semana

Thiago Oliveira
Tubarão

 
Quem vê a disposição, e principalmente, as medalhas de Clemente de Souza não acredita que ele já tenha 71 anos. A idade não impede o atleta tubaronense de buscar êxitos cada vez maiores no esporte.
 
No último fim de semana, Clemente foi o campeão da sua categoria (acima de 70 anos) na Corrida de São Silvelho, em Laguna. E foi uma outra competição, de nome parecido, porém bem mais importante, que o consagrou.
 
Em 2000, o atleta foi o vencedor da São Silvestre, em São Paulo, na categoria entre 60 e 69 anos, e quebrou o recorde da competição com o tempo de 60min31seg. Marca mantida até hoje. 
 
Mas o bicampeonato vai ter que esperar. Clemente afirmou que tinha vontade de participar da disputa este ano, porém, não está 100% para disputar uma prova de tamanha intensidade. “A São Silvestre é muito forte, e eu não me sinto preparado para participar com chances de vitória, então, o bi vai ter que ficar para o ano que vem”, avisa.
 
O atleta, que conta com o patrocínio da Vesul, Caixa Econômica e Academia Superação, participou de uma série de testes após a vitória na São Silvestre. Ele foi examinado por 12 cientistas, que apontaram: se ele continuar levando uma vida regrada, poderá competir até os 90 anos.
 
Clemente destacou que foi a corrida que permitiu que ele tivesse uma vida saudável, e fez o alerta da necessidade da prática de exercícios. “Quanto mais você se mexe, melhor fica a sua saúde. Correndo você melhora a circulação, o cérebro, melhora tudo”, convida. 
 
Nilton Kohn é o campeão geral da São Silvelho
O caminho entre a Praça Souza França, no bairro Magalhães, em Laguna, e o monumento dos trabalhadores ficou agitado com a presença dos atletas que participaram da já tradicional Corrida de São Silvelho. O grande destaque da corrida foi Nilton Kohn, campeão geral da São Silvelho pela quinta vez, com o tempo de 17min49seg. Ele participou pela categoria entre 55 e 59 anos.
Os outros campeões foram Giuzepe do Carmo Muraro (categoria 50-54 anos), Adhenis Luiz Valério (60-64 anos), Antônio Vitor Vieira (65-69 anos) e Clemente de Souza (70-99 anos).