Balneário Camboriú

A musa fitness de Imbituba Cleyci Cardoso levantou o seu primeiro troféu neste sábado (11) e exibiu com orgulho a conquista em suas redes sociais. “Posso dizer que hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, ou então posso talvez considerar o dia mais feliz. Meu primeiro troféu que, sem dúvidas, significa muito. Primeiro lugar no Mister Balneário Camboriú! Agora, é hora de comemorar e extravasar todos esses sentimentos à flor da pele! Obrigada a todos que ficaram na torcida”, escreveu a musa.

Em dezembro do ano passado, Cleyci participou, em Florianópolis, do 5º Campeonato Sul-Brasileiro de Fisiculturismo e ficou em sexto. Ela ficou entre as melhores atletas da modalidade em uma disputa que apontou as 14 mais fortes dos três Estados sulinos, após um longo período de uma dieta rígida e muito treinamento e dedicação.

Para participar de uma competição deste nível, a jovem imbitubense conta com uma equipe que envolve o personal treinar Patrick Maromba, o nutricionista Douglas Barão e muitos parceiros como a empresária e amiga Karine Maromba. “A Cleyci tem um foco e uma dedicação surpreendente e tem muito a crescer nesta modalidade”, projeta Karine.

Assim como a maioria dos atletas, a grande dificuldade está na parte financeira. Para atingir um nível de ponta nesta modalidade, além da grande dedicação é preciso um alto investimento em suplementação. A imbitubense está sempre em busca de parceiros, mas a luta para o alto rendimento está bastante difícil. “Estou sonhando em chegar a um nível profissional e trabalhando diariamente para isso. Quem sabe conseguir um apoio de alguma marca de suplementação ou alguma campanha neste sentido, ou até mesmo o uso de imagem será fundamental para conseguir os objetivos que estou buscando, que tenho certeza que traz um grande destaque para a cidade, para os profissionais daqui e também para o Estado”, pontua Cleyci.

História

Por volta dos anos 1920 e 1930 começou-se a especular que o treinamento físico e a saúde estavam relacionados. Se por um lado, atletas como Louis Cyr apresentavam corpos “gordos”, porém fortes, por outro, atletas como Sigmund Klein buscavam um físico mais simétrico, definido e proporcional. E isso fazia com que a atenção para o corpo em si fosse ainda mais voltada. Todavia, o conhecimento dos culturistas da época ainda era pouco e eles estavam aprendendo muito consigo e, claro, com as gerações anteriores. Foi em 1939, por intermédio da Amateur Athletic Union, que foi criado o Mister América, em Chicago, a primeira competição fitness da história .