Jailson Vieira
Tubarão

A maioria das pessoas deve saber que a prática esportiva promove inúmeros benefícios, como a redução dos riscos de doenças, uma melhora significativa na formação do corpo, da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, diminuição do estresse e do nível de ansiedade e manutenção de uma vida saudável. Desta forma, a prática de atividade física da infância até o envelhecimento é fundamental.

Sabe-se, porém, é que não existe uma atividade ideal, é necessário respeitar a individualidade, o desejo, prazer e a aptidão física de cada um. Entretanto, um dos esportes mais completos e recomendados, é a natação, ela proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. Esta modalidade não tem contra indicações, é recomendada para pessoas de todas as idades e biótipos, e tem ainda mais benefícios a oferecer. Conforme, o jovem nadador da Associação Tubaronense de Natação, Marcos Antônio Ouriques Martins, 16 anos, desde 2012 o aprendizado fora e dentro das piscinas tem sido constante. “A prática da natação, além de ser prazerosa nos proporciona uma melhora significativa na saúde. Por meio desse esporte pude conhecer pessoas novas e viajar para lugares antes inimagináveis”, destaca Marcos.

As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. O exercício ajuda também a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. “Não há dúvida que nestes quatro anos a natação melhorou a minha qualidade de vida, os resultados são visíveis em mim, assim como meus colegas também afirmam que neles a prática também os ajudou”, destaca.

Foto: Divulgação/Portal Notisul