Atletas de Imbituba agora se preparam para o Brasileiro, em São Paulo  -  Foto: Divulgação/Notisul
Atletas de Imbituba agora se preparam para o Brasileiro, em São Paulo - Foto: Divulgação/Notisul

Imbituba

O maior expoente do judô catarinense é o postulante à vaga olímpica em Tóquio 2020, Phelipe Pelim. Ontem, o lutador de Itajaí ficou com o bronze no GrandSlan da Alemanha e garantiu 350 pontos no ranking mundial. O sucesso de Pelim é reflexo da base catarinense que na ‘Copa Camilo Penso’, encerrada ontem, em Videira, reuniu mais de 500 atletas de todas as idades, de 28 equipes.
Lutadores de Tubarão e Imbituba conquistaram medalhas e vagas para o Brasileiro Regional, entre 13 e 15 de abril, em São Paulo. A Associação Tubaronense de Judô (ATJ), que conta com o apoio da Fundação Municipal de Esporte de Tubarão, conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze, na categoria sênior (adulto). “A ida ao Brasileiro Regional fortalece ainda mais a modalidade na Cidade Azul e consolida a equipe adulta, sendo referência para nossos atletas da base”, comenta um dos técnicos da equipe, Tiago Flores.

Os medalhistas da ATJ foram Shayanny Pascoalino, campeã no peso-meio-médio, Nayara Machado, bronze no leve e Fabienne Wimpinsinger, bronze no peso-médio. “Em São Paulo, será muito importante eles avançarem nas lutas para acumularem pontos no Ranking Nacional”, pontua o outro sensei, Jaison Tavares.

A equipe de Imbituba tem, nos atletas da categoria Sub-18, seu foco competitivo. Quatro lutadores estão inscritos na ‘Copa Camilo Penso’ e quatro medalhas, sendo duas de ouro com Murilo Cândido, no meio-médio, e Gabrielly Diniz, no peso-leve, foram conquistadas. Cândido, inclusive, tem títulos nacionais e já representou o Brasil internacionalmente. “Desde 2008, o município oferece a modalidade nas escolinhas e, deste trabalho, surgiram atletas de destaque internacional. Agora vamos introduzir fortes crianças e adolescentes da categoria Sub-15 nas competições”, projeta o professor Hunter Freitas.

A terceira atleta de Imbituba a fazer final na Copa em Videira foi Mirelli Cândido, que ficou com a prata no médio. Fernanda Rocha completou a equipe da Zimba com seu bronze, no meio-leve. O grupo representa o Imbituba Atlético Clube, em parceria com prefeitura de Imbituba e apoio da Lei Municipal Proesporte, por meio da empresa Porto de Imbituba.