A modalidade cresce entre as mulheres de Tubarão.
A modalidade cresce entre as mulheres de Tubarão.

Tubarão

Com a proximidade do verão, as mulheres correm para as academias em busca de um corpo mais bonito. Em Tubarão, já faz um ano que muitas delas resolveram trocar os aparelhos das academias pelo tatame, luvas e manoplas. Trata-se do taeboxe.

A arte mistura técnicas de socos e chutes de várias artes marciais com música e movimentos aeróbicos. A receita proporciona ao praticante equilíbrio, força, velocidade, coordenação motora, enrijecimento da musculatura, perda de peso e, como bônus, técnicas que podem ser usadas em situações de possível agressão.

“O objetivo principal do taeboxe feminino é proporcionar um exercício físico onde as praticantes possam queimar calorias, melhorar a condição física de um modo geral e aprender algumas técnicas de defesa pessoal, o que se torna muito importante neste mundo tão violento que vivemos”, explica o professor Zonildo Bressan Júnior, da Dojokai Escola de Combate.

Com a chegada do verão, a prática ganha mais adeptos. Quase todas as pessoas podem praticar taeboxe, independente de idade.
A modalidade é contraindicada apenas em casos de limitações motoras ou problemas cardíacos. Os fumantes não só podem como devem praticar, fazendo com que o esporte possa substituir o vício do cigarro.