Laguna

O município de Laguna fará parte do cenário mundial das competições de Jet Ski. Em outubro, entre os dias 25 e 27, serão disputadas as baterias da final do 15º Jet Waves, um campeonato mundial de manobras com jet ski nas ondas.
 
Todos os anos, a final da competição é realizada no país, sempre em uma praia de Santa Catarina. Laguna recebe o evento pela primeira vez, que neste ano já passou por etapas na França e nos Estados Unidos.
 
O presidente da Federação de Esportes Radicais, Marcelo Brandão, conhecido como Tchello, destaca que a final reunirá cerca de 30 competidores. “A disputa ocorrerá em baterias de dois competidores, em uma distância de 200 metros da praia, dentro de uma área delimitada com a equipe de segurança”, explica.
 
O evento, segundo Brandão, atrai a mídia esportiva e visitantes do mundo inteiro. “Laguna possui as condições ideais para sediar o evento. A hotelaria, os restaurantes, as ondas e a pré-disposição da prefeitura contribuíram para que o mundial acontecesse na cidade”, destaca. A competição também já foi realizada duas vezes em Imbituba, com aprovação da APA da Baleia Franca.
 
Este tipo de modalidade caracteriza-se pelo radicalismo e pelas manobras de alto grau de dificuldade, executadas por poucos pilotos no mundo inteiro. Os pilotos, além de serem obrigados a surfarem as ondas, realizando manobras semelhantes às executadas por um surfista, durante a competição, a fim de conseguir boas notas, também fazem manobras de alto impacto visual.