Tubarão

Paralelo a prática de esportes é possível trabalhar o lúdico. Restaurar, preservar e ensinar. Esta é a base que dá início a um aprendizado consciente para os jovens que frequentam o Go-Kart Educativo. 

O projeto contempla a construção de um Go-Kart, uma pista educativa, e uma área de replantio de árvores, para crianças aprenderem conceitos de trânsito, cidadania e preservação do meio ambiente, de maneira divertida e prática.

“A ideia do Go-Kart Educativo veio após eu finalizar outro projeto que construí para/com o meu filho de 6 anos, a Casa na Árvore. Foram 4 meses de trabalho e muito aprendizado para mim, para o meu filho e para boa parte da família e amigos”, detalha o idealizador do projeto Eder Cachoeira.

Os resultados com o projeto da Casa na Árvore foram tão significantes que Eder resolveu tentar viabilizar recursos para construção do 2º projeto, o Go-Kart Educativo, através do financiamento coletivo.

O que antes estava parcialmente degradado, acumulando lixo e entulho, agora está limpo, e, aos poucos, terá sua característica original, restaurada. Mas isso não é o suficiente. “Entendemos que não seria o suficiente, apenas plantar mudas de árvores e ‘virar as costas’, correndo o risco de o local ser novamente utilizado para depósito de lixo e entulho”, detalha.

Além de restaurar e preservar a área, o Go-Kart Educativo consiste na construção de um Go-Kart, uma pista educativa, e uma área para replantio de árvores nativas, onde, além de pequenas placas com sinais de trânsito, espaço para incentivo a preservação do meio ambiente. 

“Também incluirei obstáculos educativos, que irão auxiliar as crianças a entender as principais regras de cidadania e convivência como, por exemplo, um semáforo, onde precisarão entender a importância de respeitar motoristas e pedestres, para depois seguir o seu caminho. Outro exemplo será um obstáculo com charadas para desenvolver o raciocínio lógico e atenção para, então, poder seguir em frente. E assim por diante”, finaliza Eder.

O acompanhamento contínuo do processo de revitalização, por parte das crianças é fundamental. Por isso o projeto contempla uma pista educativa (trilha ecológica/didática) e a própria casa na árvore. Esses itens ajudam a aproximar o visitante do trabalho de restauração e conservação que está sendo realizado no local. Tudo feito com cuidado, respeitando o relevo do terreno, sem nenhum tipo de agressão ao meio ambiente.