Equipe de judô de Tubarão já está em Videira para disputa de etapa do Catarinense  -  Foto: Divulgação/Notisul
Equipe de judô de Tubarão já está em Videira para disputa de etapa do Catarinense - Foto: Divulgação/Notisul

Videira (SC) 

A Associação Tubaronense de Judô participa da Copa Santa Catarina neste fim de semana, em Videira. A competição é critério para participar do Campeonato Brasileiro da Região 5, que aglutina os lutadores da Região Sul e São Paulo.

Na mesma ocasião, os atletas que estão pleiteando a faixa preta farão o curso da Federação Catarinense de Judô. A equipe viaja ao Meio-Oeste com o apoio da Fundação Municipal de Esporte de Tubarão. Cinco judocas representam a Cidade Azul. Victor Koudi, Natalia Maciel, Shayanny Pascoalino, Nayara Machado e Fabienne Wimpinsinger. Os técnicos são Thiago Gomes Flores e Jaison Tavares 

O judô chegou ao Brasil por meio do conde Koma, cujo nome seria Mitsuyo Maeda. Apesar de ter aparecido anos após a entrada dos primeiros imigrantes japoneses, Maeda vem como divulgador do judô e jiu-jitsu. O Conde Koma veio para a América, primeiramente nos Estados Unidos como enviado especial da Kodocan para divulgar o judô, coloca-se ainda que vieram junto com ele quatro personagens importantes, Tomita, Sakate, Ono e Ito. Percorreram desde os Estados Unidos, América Central até a América do Sul. Vieram para divulgar a “arte do Kodocan” por demonstração e também por meio de desafios por combate.