Tubarão

A Unisul renovou o judô catarinense a partir de Tubarão. Depois de títulos estaduais, nacionais e internacionais, a equipe da universidade avança também no esporte adaptado. Thiago Borba foi convocado para representar o Brasil no World Judô Games 2018, em abril, na Holanda. Este campeonato é uma copa do mundo para judocas especiais.

Thiago é portador de Síndrome de Down e lutará na categoria meio-médio, de 73 a 81kg. Treina com a equipe de Judô da Unisul, no Complexo Aquático da unidade Pedra Branca, onde também faz sua preparação física. Em agosto do ano passado, venceu a Copa Nacional de Judô Para Todos, em Itajaí, título que lhe rendeu o convite para a Seleção Brasileira.

De acordo com o professor Júlio, o campeonato serve como amistoso para o Mundial do próximo ano. “Essa competição será também de preparação para o campeonato mundial e é importante conhecer os principais adversários e se adequar às regras específicas”, projeta.

O World Judô Games 2018 será nos dias 14 e 15 de abril, em Beverwijk (Holanda) e tem 19 países confirmados com suas delegações, entre eles, potências do esporte como: Japão, França, Alemanha e Estados Unidos.


Catarinense busca pontos no Circuito Mundial de Judô

Começa nesta sexta-feira o Grand Slam de judô de Düsseldorf (ALE). O único catarinense na etapa é Phelipe Pelim, natural de Itajaí, atual campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e atleta do Esporte Clube Pinheiros (SP). “Estou focado, com pensamento positivo para dar o meu máximo em cada luta. Pensar em uma luta de cada vez, buscando sempre a vitória e o lugar mais alto do pódio. Tenho muita fé em Deus que vai correr tudo da melhor maneira. Vou poder lutar da forma que eu quero, transferir o meu treino para o dia da competição e dar o meu máximo em cada luta”, declarou Pelim.

Em 2017, Pelim obteve várias conquistas importantes na categoria ligeiro (-60kg): ganhou três medalhas de ouro (Opens de Lima e de Santiago e Troféu Brasil), uma de prata (Grand Prix de Cancún) e duas de bronze (Grand Prix de Düsseldorf e de Tbilisi). Além das conquistas, disputou o Mundial, em Budapeste.