Atletismo será uma das modalidades dos Jesc  - Fotos: Heron Queiroz/Fesporte/Divulgação/Notisul
Atletismo será uma das modalidades dos Jesc - Fotos: Heron Queiroz/Fesporte/Divulgação/Notisul

Videira

A décima edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 15 a 17 anos (Jesc 15-17) inicia nesta sexta-feira (22) na cidade de Videira, no Oeste do Estado. A competição é dividida em dois momentos: de 22 a 24 de junho com modalidades individuais e de 26 a 30 com esportes coletivos.

Nesta semana, a Gerência de Esporte de Base e Inclusão realizou o congresso técnico dos Jesc na sede da Federação Catarinense do Esporte (Fesporte), em Florianópolis. Além do sorteio para o chaveamento das modalidades, todas as informações necessárias para o evento foram passadas aos dirigentes.

Neste ano vão participar mais de 3,3 mil atletas. Desde a etapa inicial, foram 82.036 estudantes competindo e representando 1.158 unidades escolares inscritas de 279 dos 295 municípios catarinenses. Serão 11 modalidades disputadas na cidade de Videira. Nas individuais serão o atletismo, badminton ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Os esportes coletivos são basquete, futsal, handebol e vôlei.

Por questões de infraestrutura, outros três esportes vão ocorrer fora do município-sede: a luta olímpica, que será sediada em São José, dia 4 de agosto; a natação, na piscina da Unisul, em Palhoça, de 6 a 8 de julho; e a ginástica rítmica, em Blumenau, de 10 a 12 do próximo mês.
A cerimônia de abertura dos Jesc será na próxima terça, às 19h30, no Complexo Esportivo Sérgio Luiz Marafon, em Videira. O evento estudantil é uma oportunidade de contribuir para a formação do cidadão.

“Fomentar o esporte nas escolas é uma das mais importantes ações do poder público no processo de formação e socialização do indivíduo, independente de que ele siga uma carreira desportiva. Os municípios e instituições de ensino têm um papel fundamental nesse processo. E os Jesc são um curso importante para essa juventude. A partir dele, podemos revelar talentos, até porque nosso esporte escolar tem obtido importantes destaques em âmbitos nacional e mundial”, elenca a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry.

O evento é uma promoção do governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) local.