Tubarão

 

Mais de mil estudantes de aproximadamente 30 escolas públicas e particulares de Tubarão disputarão a 29ª edição dos Jogos Estudantis de Tubarão (Jetuba), entre 7 a 22 do próximo mês. O lançamento do evento esportivo ocorreu nesta sexta-feira e novidades foram anunciadas. 
 
A mais empolgantes é que este ano a competição dará espaço para três nova modalidades, além das 13 já consagradas: corrida rústica, ciclismo e o game soccer (jogos de futebol no Playstation).
 
“Decidimos incluir os jogos eletrônicos porque democratiza o Jetuba. Há crianças que não têm aptidão física para disputar os esportes coletivos ou individuais”, valoriza o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura.
 
Outra novidade da 29º edição será a inclusão da categoria até 16 anos. Isto permita que estudantes do ensino médio também participem da competição. Até então, a idade máxima para disputar o Jetuba era de 14 anos.
 
O prefeito em exercício, Pepê Collaço, afirmou que os investimentos em melhorar a estrutura física esportiva da cidade possibilitarão a Tubarão receber grandes torneios. Tanto, que o município já candidatou-se para ser a sede dos Jogos Escolares do próximo ano. 
 
“Nossa intenção também é trazer para cá os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2013”, anuncia Pepê. A preocupação da prefeitura é justamente criar um calendário que garanta a utilização permanente dos novos espaços esportivos da cidade.