Letícia de Oliveira

Caçador

A 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) iniciou na última semana em Caçador. O evento ocorre até o dia 16 e reúne 121 municípios que disputam várias modalidades esportivas. Entre os municípios participantes está a cidade de Tubarão. Os atletas tubaronenses já conquistaram ótimos resultados na edição de 2018.

A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação de Esporte de Santa Catarina (Fesporte), em parceria com a Prefeitura de Caçador. Cerca de cinco mil atletas, dirigentes, árbitros, equipe de apoio da fundação estão envolvidos nos dez dias de disputas. 

A primeira modalidade em que Tubarão participou foi a Natação. A equipe conquistou o terceiro lugar geral no feminino e no masculino e trouxe dois troféus para a Cidade Azul. O resultado foi obtido após ganhar 13 medalhas nas provas disputadas.

A equipe feminina levou o ouro duas vezes com a nadadora Fernanda Delgado nos 200 metros livres e nos 100 metros borboleta. A única prata das meninas foi conquistada pela mesma atleta nos 50 metros livres. Os bronzes femininos vieram com Letícia de Carvalho Dias nos 200 metros livres e com Emillin Honorato Fernandes nos 100 metros peito. As meninas ainda ficaram em terceiro lugar nos revezamentos 4 x 100 e 4 x 200.

No masculino, cinco medalhas contribuíram para a conquista do terceiro lugar geral. Leonir Dias Marino conquistou duas pratas nos 200 e 400 metros medley e ajudou Tubarão a ficar em segundo lugar no revezamento 4 x 200. Os atletas Thales Amorim, Vinicius de Souza Volpato, Eduardo Seeger Duarte, Cassiano de Souza Benedetti também conquistaram a prata no revezamento 4 x 100 metros. O único bronze veio com Julio Scolaro Junior nos 200 metros peito.

Atletismo no Jasc

No atletismo Tayra de Lima conquistou a medalha de prata nos 100 metros rasos, resultado que ela também obteve na prova dos 200 metros. Nos 400 metros foi a vez de Isadora Moreno Marques conquistar o bronze. Já no revezamento 4 x 100 metros, a equipe feminina alcançou a medalha de prata, enquanto as meninas do 4 x 400 metros conquistaram o bronze. 

Ainda no atletismo, Morgana Lopes conquistou o bronze no salto em altura, enquanto Andriele Zander terminou com a prata na disputa do salto em distância. Com sete medalhas conquistadas, o atletismo feminino da Cidade Azul ficou em quatro lugar geral na competição.

Medalhas no Judô e no Tiro ao Prato

No judô, os atletas tubaronenses também brilharam nestes primeiros dias de Jasc. Entre as mulheres, na categoria até 57 quilos, Mayara Machado conquistou a medalha de bronze. Também ficaram com o bronze Emily Almeida, na categoria até 78 quilos e Bruna Freitas, para lutadoras acima dos 78 quilos. Por sua vez, Fabienne Wimpissinger conquistou a medalha de ouro na categoria até 70 quilos.

Entre os homens, Marcelo Ferreira conquistou a prata na categoria até 100 quilos, e Antonio Henrique alcançou a medalha de bronze para lutadores acima dos 100 quilos. Estes resultados levaram o judô de Tubarão ao terceiro lugar por equipes.

Ontem foi a vez de a Cidade Azul conquistar medalhas no Tiro ao Prato. O ouro veio com Maicon dos Reis Soares, no individual Trap Double, e a prata com Dilmar Fernandes Júnior, também no individual Trap Double. Esses resultados garantiram o ouro por equipes e o segundo lugar na classificação geral.

Tubarão continua a disputa por medalhas até o dia 16 em várias modalidades.