Caçador

Sessenta anos após a primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina o Jiu-Jitsu entra na história da competição. O Parque das Araucárias, em Caçador, já foi palco da abertura histórica e será também o palco da estreia da modalidade.

A pesagem dos atletas iniciou às 8h de ontem. As 9h30 ocorreu o início das lutas, que, mesmo na condição de “modalidade de apresentação”, mostraram grande qualidade técnica, como destaca o técnico e atleta faixa preta de jiu-jitsu 3º grau, Wesley Santos.

“Grandes atletas, campeões mundiais, estão participando do torneio. É competição de alto nível técnico. Ainda não há um atleta ou município favorito, mas é possível que as cidades maiores, como Itajaí, Blumenau e Florianópolis, estejam com mais vantagem, pelo número de atletas”, finaliza.

O congresso técnico da modalidade foi realizado na terça-feira, no auditório da CCO dos Jasc em Caçador. Inscreveram-se 37 municípios no masculino e 50 no feminino. A presidente da Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), Natália Lúcia Petry enaltece a participação da modalidade nos Jogos Abertos.

“Já na fase de apresentação da modalidade, pelo número de adesão, vemos o sucesso que será. Parabenizamos a todos que fomentam e desenvolvem o esporte e principalmente esta modalidade milenar. Não tem como uma modalidade desta, tão praticada não estar presente nos eventos promovidos pela Fesporte. Com certeza, daremos todo o suporte e condições para que a modalidade se efetive no calendário da competição”, destaca a secretária Natália.

Em nome de Caçador, o presidente da CCO, Edson Fezer, enfatiza a importância e a alegria de ser a anfitriã da estreia da modalidade. “É um prazer para Caçador ser o local a receber estes atletas e poder fazer parte da história da modalidade nos Jogos Abertos”, finaliza, Edson.