Prefeito Olavio Falchetti anunciou desistência de sediar os Jogos ontem à tarde  -  Foto:Rafael Andrade/Notisul
Prefeito Olavio Falchetti anunciou desistência de sediar os Jogos ontem à tarde - Foto:Rafael Andrade/Notisul

Tubarão

A 56ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que deveria iniciar no próximo dia 11, em Tubarão, foi suspensa ontem pelo prefeito Olavio Falchetti (PT). O motivo foi a tempestade que atingiu a cidade no domingo e, com isso, inviabilizou dezenas de locais de provas e escolas que serviriam de alojamentos.

“Diante de todo o exposto, e após análise minuciosa das mínimas condições do cumprimento do caderno de encargos exigido pela Fesporte, resolvemos, por bem, cancelar a edição dos Jogos Abertos na Cidade Azul”, lamenta o prefeito.

Um dia antes, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Esporte do município, José Acco Junior, salientou que a vistoria nos locais era realizada e o cenário já crítico. Ontem, Acco confirmou a impossibilidade da competição. “Seria uma oportunidade ímpar para a cidade sediar este evento, porém, tivemos vários danos nas escolas que serviriam de alojamentos para as delegações, e não teríamos tempo hábil para as reformas necessárias. Infelizmente, tivemos de tomar esta decisão”, explica.

Após 23 anos, Tubarão seria a sede dos Jasc novamente. A primeira vez da Cidade Azul como sede foi em 1976, depois em 1993. Em 2014, os gestores candidataram o município para sediar o evento. Várias visitas foram feitas por técnicos do governo do Estado às praças de disputas. Esta será a terceira vez na história que o evento não será realizado. Em 1983, por causa da tragédia climática que devastou Blumenau, e em 2008, devido a enchentes que atingiram Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, onde ocorreriam as competições.