Foto: ADRA/Divulgação
Foto: ADRA/Divulgação

Alex Bondan
Tubarão (SC)

Os índices de criminalidade seguem alertando sobre a necessidade de políticas públicas nas comunidades de baixa renda. O esporte, e especificamente o atletismo, é uma das ferramentas usadas por países ricos para equilibrar seus bolsões de miséria. Sim, eles têm bolsões de miséria. Nos sul dos Estados Unidos, por exemplo, existem mais de 100 universidades historicamente negras. Elas surgiram antes mesmo da Guerra Civil, nos anos 1860, e formaram alguns dos melhores atletas da história nas mais diferentes modalidades. 

Em Tubarão, iniciativas de sucesso como a da Associação Desportiva Recreativa de Atletismo (ADRA) têm revelado atletas que disputam vagas nas seleções brasileiras em diferentes categorias e modalidades do atletismo. O primeiro compromisso da Temporada 2018 são os Campeonatos Catarinenses das categorias Sub23, nos dias 13 e 14 de março, e Sub18 no mês de abril.  

O esporte surge como alternativa até financeira logo no início da carreira dos mais comprometidos. Na equipe da ADRA, muitos jovens conquistaram por meio de seus resultados o direito à Bolsa Atleta municipal, antes mesmo de concluírem o Ensino Médio. 

Contudo, uma equipe precisa de outros recursos para sua excelência no esporte de alto nível. “Vamos disputar os Catarinenses visando boas marcas (tempos) para os atletas pleitearem vagas na Seleção Brasileira, além de bom posicionamento nos Jogos Abertos (JASC)”, contextualiza a presidente da ADRA, professora Rosani Cardoso Machado. 

De acordo com a presidente, são importantíssimos os apoios da Acref, com 20 bolsas na academia de musculação, e do Complexo Esportivo da Unisul que disponibiliza a pista, demais estruturas e materiais. “Mas agora estamos atingindo um nível nas competições que precisamos do investimentos de empresários da cidade”, alerta a professora. 

A classe empresarial tem papel importante no desenvolvimento social de seu bairro e do seu município. Muitas vezes reclamam da política, polícia e marginalidade sem compartilhar seu dividendos com a população que sustenta seus negócios. Para saber mais da ADRA e investir no futuro social de Tubarão fale com a professora e presidente Rosani Machado por email: adratletismo@hotmail.com ou por telefone: (48)9883-57353.