Bertoldo Kirchner Weber/Prefeitura de São Ludgero/Divulgação/Notisul
Bertoldo Kirchner Weber/Prefeitura de São Ludgero/Divulgação/Notisul

São Ludgero

Com oito grupos na disputa a Etapa da 19ª Mesorregião do Festival Escolar Dança Catarina 2019, que está em sua 20ª edição, ocorre na próxima quarta-feira, a partir das 19h, no Ginásio Municipal Lino Philippi, em São Ludgero. 

Durante o evento também serão apresentadas mostras de dança com apresentações da Apae de São Ludgero, Incessarte e Unibave. A entrada é gratuita.

Antes das apresentações haverá a passagem de palco que será realizada entre às 15h30 e 16h50. Do total de grupos que disputam a etapa, cinco representam o município de São Ludgero e três o município de Sangão. De São Ludgero participam dois grupos de dança do Centro Educacional Professor Henrique Buss na faixa etária de 6 a 11 anos (Mirim Livre) e três grupos da Escola de Educação Básica São Ludgero, sendo um na faixa de 6 a 11 anos (Mirim Livre), um na faixa etária de 12 a 15 anos (Infantil Livre) e um na faixa etária acima de 16 anos (Juvenil Livre).

O evento vai contar com jurados profissionais da dança para avaliar os trabalhos e premiar os melhores da competição. Atualmente é o maior evento de Dança Escolar do Brasil e sua realização tem como principais objetivos fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania.

Serão realizados neste ano 24 festivais e 20 etapas classificatórias selecionando os destaques que seguem para as fases finais. Cerca de 4.500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participarão do projeto. Durante aproximadamente 80 dias professores/coreógrafos e seus alunos mostram criatividade e dedicação em trabalhos considerados legítimas obras culturais, nas quais são abordados os mais variados temas e estilos de dança.

Não é a primeira vez que a cidade de São Ludgero é sede do Festival Escolar Dança Catarina. 

A 19ª Mesorregião é formada pelos municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e prefeituras.

Grupos que farão apresentação

De São Ludgero

E. E. B. São Ludgero – Mirim Livre
E. E. B. São Ludgero – Infantil Livre
E. E. B. São Ludgero – Juvenil Livre
Centro Educacional Prof. Henrique Buss – Mirim Livre
Centro Educacional Prof. Henrique Buss – Mirim Livre

De Sangão

E. E. B. Maria Duarte Vasconcelos – Mirim Livre
E. E. B. Maria Duarte Vasconcelos – Mirim Popular
E. E. B. Maria Duarte Vasconcelos – Infantil Popular