Florianópolis

Criada em 1993 por meio da Lei 9.131, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) completou nesta sexta-feira, 25 anos de fundação. Desde a sua criação mais de dez milhões de atletas passaram por seus eventos esportivos. O calendário é composto por dez programas que somados em todas as suas fases correspondem a 350 eventos esportivos que envolvem anualmente cerca de 230 mil atletas com idade a partir de 12 anos. São desenvolvidos eventos nos segmentos de esportes de rendimento, educacional e de participação.

Nesses segmentos estão distribuídos os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Joguinhos Abertos, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e também de 15 a 17, Moleque Bom de Bola, Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), Festival Escolar Dança Catarina, Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc).

Ao longo de 25 anos muitos atletas foram revelados por eventos da Fesporte. Guga, no tênis, Felipe Luiz, no futebol; Xuxa, o medalhista olímpico da natação; Natália Zílio, campeã olímpica no voleibol e Luísa Matsuo, bicampeã pan-americana de ginástica rítmica, são apenas alguns dos vários exemplos. 

Uma das grandes do Brasil

Por seus eventos esportivos e por sua política de abrangência a Fesporte é considerada como uma das grandes instituições públicas esportivas do Brasil, ficando entre gigantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Só nos últimos três anos os atletas catarinenses, gerenciados pela Fesporte, conquistaram 140 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Em 2014 o Estado foi campeão geral das Paralimpíadas Escolares, batendo na final Rio de Janeiro e São Paulo.

Para a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, presidir uma instituição que há 25 anos fomenta o esporte catarinense é motivo de muita satisfação. “A Fesporte já faz parte da cultura esportiva de Santa Catarina. Ao longo dos anos, por meio dos seus eventos, vêm revelando talentos esportivos para o Brasil. Parabenizo a Fesporte por essa data especial e como gestora esportiva vou trabalhar cada vez mais para que essa instituição continue a ser referência para o Brasil”, ressalta a presidente.