Leandro Damião jogou em clubes catarinenses antes de chegar ao Internacional
Leandro Damião jogou em clubes catarinenses antes de chegar ao Internacional

 

Cleber Latrônico
Tubarão
 
Leandrão. Assim era chamado Leandro Damião da Silva dos Santos na época em que jogou pelo Atlético Tubarão, em 2008. O centro-avante veio para a Cidade Azul por empréstimo, em um pacotão, junto ao Atlético de Ibirama. Com ele, vieram também o zagueiro Vitor Hugo, hoje no Imbituba, e o lateral Juninho, que atua no Avaí.
 
Robertinho Rodrigues, atualmente presidente do Imbituba F.C., foi um dos responsáveis pela vinda dos atletas para Tubarão.
“Leandrão ainda era muito jovem e não teve muitas oportunidades. Ele atou em alguns jogos pela Copa Santa Catarina, mas não chegou a fazer gols”, lembra o dirigente.
 
Leandro, hoje com 21 anos, esteve perto de largar o futebol após ser reprovado em um teste. Deu a volta por cima e ontem foi convocado para integrar o grupo da seleção brasileira que enfrentará a Escócia neste domingo, em amistoso no Emirates Stadium, em Londres, Inglaterra, às 10 horas (de Brasília).
 
Damigol, como é chamado pela torcida colorada, é paranaense e foi revelado pelo Atlético de Ibirama. Antes do Tubarão, passou também pelo Marcílio Dias. 
 
Com poucas oportunidades no Peixe, ele retornou para Ibirama, onde foi o artilheiro da equipe no Catarinense de 2009, com oito gols. 
As belas atuações chamaram a atenção do Inter, que o contratou. No Rio Grande do Sul, teve ascensão muito rápida. Chegou em 2009, pintou no time B em 2010, foi integrado ao elenco principal, fez gol na final de Libertadores e, um ano depois, virou titular. Foi o caminho até alcançar a seleção…