Laguna

Promover a socialização de crianças e adolescentes, estimular a prática de atividades físicas e auxiliar no aprendizado. Esses são os objetivos da escolinha de Futsal da Fundação Hermon, que iniciou as suas atividades em 2015, em Laguna. De lá para cá, centenas de garotos passaram pelo local.

Depois da parada de fim de ano e quase três meses de férias, os jovens comandados pelo coordenador da iniciativa, o profissional de educação física Guilherme Rita, recomeçam as atividades no próximo dia 6, no Ginásio da Udesc. “Nesta temporada estamos com a proposta de atender aproximadamente 250 crianças com idades entre 8 e 15 anos. Assim como no ano passado, vamos dividir o projeto em dois núcleos, social e rendimento. No social vamos atender diretamente nas comunidades de vulnerabilidade social, já o núcleo de rendimento serve para aqueles que se destacam nos núcleos sociais e recebem um treinamento mais avançado, representando assim a Fundação Hermon e seus parceiros nas competições”, conta Guilherme.

O coordenador explica que nesta temporada o objetivo é disputar a Liga Adesc Futsal, a Liga Regional de Criciúma (LAC) e a regional de Urussanga (LUD), além do Circuito Sul Brasileiro de Futsal. São quatro competições que ocorrem durante o ano e movimentam muito os finais de semana dos atletas. “Acreditamos que o esporte é uma excelente ferramenta na formação dos cidadãos. Por meio do nosso trabalho cultivamos nas crianças valores essenciais, para que possam seguir suas vidas de forma íntegra, honesta e leal. Esse é o maior legado que podemos deixar na vida desses jovens que passam por nós”, enfatiza.

De acordo com Guilherme, os treinos iniciam no próximo dia 6, porém as competições voltam a ocorrer somente em maio. Nesses três anos de atividade, o número de atletas na Fundação Hermon só cresceu, em 2015 eram 90 jogadores, no ano passado 220 e para este ano a expectativa é de 250 garotos.

Incentivadores são necessários para o bom andamento do projeto
Neste ano, a prefeitura da Cidade Juliana, por meio do departamento de esporte, será uma das incentivadoras da iniciativa. No entanto, para o projeto continuar crescendo mais colaboradores são necessários. “Se alguma empresa ou empresário tiver o interesse de divulgar sua marca é só entrar em contato com os representantes. O projeto movimenta a cidade proporcionando o entretenimento de forma geral para a população lagunense”, afirma o coordenador Guilherme Rita.