Rafael Andrade
Tubarão

A jogadora de handebol Vanessa Alves, 14 anos, de Tubarão, foi convocada ontem para defender Santa Catarina no Campeonato Brasileiro sub-14. Ela viaja com outras 15 atletas do estado à capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, onde disputa a competição da próxima segunda-feira até o sábado seguinte.

No ano passado, Vanessa não foi convocada. “Neste ano, lutei muito, dei o meu melhor na seletiva e alcancei meu objetivo: chegar à seleção do meu estado”, relata Vanessa, que almeja uma vaga na equipe que representa o Brasil. “Tem que ter muita qualidade. Treino quase todos os dias para também integrar a seleção brasileira”, valoriza.

Vanessa é exemplo de como a estrutura escolar pode ser melhor aproveitada. Ela iniciou os treinamentos nas aulas de educação física no Colégio Henrique Fontes e foi incentivada pelos professores. Chegou à equipe da Comissão Municipal de Esportes (CME) e alcançou a seleção estadual. “Além dos professores de educação física, os treinadores Antônio Paulo Martins, o Paulinho, e Juliana Nandi também me incentivam. Minha família também me dá todo o apoio necessário”, conclui a atleta.