Se subir, o Atlético Tubarão começa o Catarinense contra o Joinville.
Se subir, o Atlético Tubarão começa o Catarinense contra o Joinville.

Balneário Camboriú

A tabela e o regulamento do Campeonato Catarinense 2012 já foram definidos. Os assuntos pautaram uma reunião do conselho técnico na Federação Catarinense de Futebol (FCF), na noite de ontem, em Balneário Camboriú, com a presença dos presidentes dos nove clubes já integrantes da Divisão Principal.

O campeonato começará dia 22 de janeiro e terminará em 13 de maio. A novidade é a redução do número de datas limites impostas pela CBF, de 24 para 23. Assim, o Catarinense será disputado em 22 rodadas. Ao contrário do que foi insinuado pela Associação de Clubes nos últimos meses, o campeonato terá apenas dez equipes e não 12. Sendo assim, Concórdia e Imbituba estão confirmados na Divisão Especial de 2012.

O regulamento também sofreu alterações, com a extinção dos mata-matas em cada turno, tendo apenas um geral. Outra mudança será a adoção de pênaltis como critério final de desempate na decisão, ainda mantendo o saldo de gols.
O rebaixamento será discutido nos próximos dias, com previsão de divulgação 45 dias antes do início do campeonato.

Na primeira rodada, o vencedor do returno da Divisão Especial – Hercílio Luz e Atlético Tubarão têm chances de conquistar a vaga – enfrentará o Joinville, na Arena Joinville.
A rodada inicial também terá Metropolitano x Brusque, em Blumenau; Chapecoense x Avaí, na Arena Condá; Figueirense e Marcílio Dias, no Orlando Scarpelli; Atlético-IB x Criciúma, na Baixada.

* Com informações do site futebolsc.com.

Regulamento

O campeonato será dividido em dois turnos distintos, mais uma fase semifinal e outra final. O turno e returno serão disputados no sistema de pontos corridos, todos contra todos, com o turno com os jogos de ida e o returno com os jogos de volta. Cada turno terá um campeão, que será a equipe com maior pontuação. Ao início do returno, a pontuação será zerada.

As semifinais contarão com os campeões do turno mais as duas melhores de índice técnico na classificação geral, somando turno e returno. A final terá os vencedores das semifinais. As duas fases mata-mata serão disputadas em dois jogos, valendo saldo de gols e, em caso de empate, nas semis, os campeões dos turnos terão vantagem de dois resultados iguais. Na final, não haverá vantagem e, sim, pênaltis.