Marco Antonio Mendes
Tubarão

O retorno da 21ª Copa Unisinos, realizado pela Universidade do Vale dos Sinos, em São Leopoldo (RS), onde os estudantes-atletas da Unisul competiram desde quinta-feira passada, foi como eles queriam: medalhas na bagagem e o início da consolidação das equipes desportivas da universidade.

Pela primeira vez, a instituição participou da tradicional disputa entre universidades do sudeste e sul do Brasil, Uruguai e Argentina com mais de uma modalidade. Nos anos anteriores, apenas o judô participava.
Entre as modalidades pela qual a Unisul participou, conquistou o primeiro lugar no vôlei de praia masculino. O feminino ficou em terceiro. A equipe de basquete feminino, comandada pelo professor Ernani Buegler, conquistou o terceiro lugar. O judô masculino e feminino e o atletismo feminino também conseguiram a primeira colocação.

“Agora, nós não podemos parar. Temos que continuar com os treinos para poder melhorar nosso desempenho, seja no basquete ou em qualquer outra modalidade. Além dos Jogos Universitários, a Copa Unisinos deve fazer parte do calendário de competições dos estudantes da Unisul, porque as equipes possuem nível técnico muito elevado e isto nos possibilita melhorar ainda mais”, diz Ernani.

A acadêmica do curso de educação física Greysian Felisberto, que representou a equipe de vôlei, lamenta não ter conseguido a classificação para as etapas finais, porém, diz estar feliz com a possibilidade de ter competido com estudantes-atletas de alto nível. “Falta investir um pouco mais nos alunos para poderem destacar-se e conseguir bons resultados. Todo incentivo será importante para melhorarmos”, sugere.
A participação na 21ª Copa Unisinos foi apoiada pela Gerência de Esportes da Unisul e pelo curso de educação física.