FCF/Divulgação/Notisul
FCF/Divulgação/Notisul

Tubarão

A segunda edição da Copa Sul inicia nesta quarta-feira (18) com dez clubes na disputa pelo título. A partida de abertura reúne as equipes paranaenses do Paraná Clube x Athletico Paranaense, que se enfrentarão no Estádio Erton Coelho de Queiroz – Vila Olímpica, em Curitiba, às 15h.

Criada em 2018 a partir de uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol em parceria com as federações coirmãs envolvidas, Gaúcha e Paranaense, a competição regional tem chancela da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e conhecerá seu campeão no dia 30 de novembro.

Participarão da segunda Copa Sul quatro clubes catarinenses: Criciúma, Avaí, Figueirense e Tubarão, três clubes gaúchos: Grêmio, Juventude e Novo Hamburgo, além de três clubes paranaenses: Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná.

A Copa Sul é mais uma competição do calendário das categorias de base para o segundo semestre de 2019 e será disputada num período do calendário pré-Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre os meses de setembro a novembro. Além dos atletas nascidos no ano 2000 (sub-19), cada clube poderá inscrever ainda três atletas nascidos em 1999 (sub-20).

Na primeira edição realizada em 2018, a decisão foi entre catarinenses e gaúchos, o título ficou em Santa Catarina.

O Criciúma Esporte Clube sagrou-se campeão ao golear o Grêmio na partida de ida das finais por 4 x 1 e perder por 2 x 1 na finalíssima realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

As equipes jogarão entre si somente dentro dos grupos, no sistema de pontos corridos em turno único. As quatro equipes que somarem mais pontos em cada grupo avançarão para 2ª Fase – Quartas de final. A partir da 2ª Fase até a 4ª Fase – Finais as equipes se enfrentarão nos populares mata-matas, confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta, até a definição do campeão.

Nas fases de confronto eliminatório a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta se classifica. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols avança e persistindo o empate a definição do classificado/campeão será através da cobrança de penalidades.

Forma de disputa

A Copa Sul 2019 será disputada em quatro fases para conhecer seu campeão. Na primeira fase, Inicial, as dez equipes estão divididas em dois grupos A e B, conforme abaixo: 

Grupo A: Avaí, Coritiba, Criciúma, Grêmio, Novo Hamburgo

Grupo B: Athletico Paranaense, Figueirense, Juventude, Paraná, Atlético Tubarão