Thiago Oliveira
Tubarão
 
 
Os três times da região que disputarão a Divisão Especial do Campeonato Catarinense movimentam-se de olho na competição. Hercílio Luz, Atlético Tubarão e Imbituba preparam-se para o início do campeonato, no dia 1º de julho. 
 
O Leão é o único dos três times que já confirmou a contratação do técnico e de alguns jogadores. Marcelo Estigarribia, que treinou o Canoas no início do Campeonato Gaúcho comandará o Hercílio Luz nesta temporada. Além disso, Luiz Henrique, Michell Nunes, Alejandro e Vanderson, que defenderam o clube no ano passado, retornam. 
 
No Peixe, o novo treinador deve ser revelado hoje. O presidente Licão faz mistério, mas o cargo deve ficar com Tonho Gil ou Suca. A partir da contratação do professor, o  elenco será montado.
 
Dos três, o Imbituba é o que tem menos novidades. Segundo o responsável pelo clube, Vanderlei de Souza, a agremiação busca parceiros financeiros para começar a contratar.
 
 
Mais jogadores podem voltar ao Leão
O Leão voltou a rugir. Após um bom tempo sem novidades, o Hercílio Luz anunciou um pacote de reforços de uma vez só. Já tem técnico e jogadores fechados. Hoje, deve assinar uma parceria com um empresário gaúcho.
 
Marcelo Estigarribia, ex-Canoas, será o treinador do Leão este ano. Junto com ele, outros quatro jogadores que atuaram pelo clube na temporada passada, retornam: Luiz Henrique, Michell Nunes, Vanderson e Alejandro.
 
Segundo a vice-presidenta do Hercílio, Andréa Zumblick, os contratos não foram assinados, mas a negociação está praticamente fechada. Ela também contou que outros atletas que jogaram no clube no ano passado devem voltar.
 
A parceria com o empresário Miguel Luiz Paz, que deveria ter sido assinada hoje, foi adiada. Segundo Andréa, o advogado do clube analisa o contrato antes de finalizar o negócio, o que deve ocorrer hoje.
 
Na parceria, está prevista a divisão de despesas e lucros entre o clube e o empresário. Além disso, Luz deve trazer jogadores do estado vizinho para atuar no Hercílio Luz. Parte deles deve vir do Passo Fundo, que disputa a segundona gaúcha.
 
O Hercílio Luz estreia na Divisão Especial no dia 1º de julho. O adversário será o 15 de Outubro, de Indaial, no Estádio Anibal Costa.
 
Michell Nunes (com a bola) voltará ao Leão
 
 
Novo treinador do Peixe será divulgado hoje
O Atlético Tubarão deve começar hoje a reforçar-se de maneira efetiva, com a contratação do novo treinador. O presidente Dorli Rufino, o Licão, faz mistério e afirma que só revelará quem é após a assinatura do contrato. Mas nos corredores do Estádio Domingos Gonzalez, dois nomes são especulados: Tonho Gil e Suca.
 
Tonho Gil, de 54 anos, trabalhou por quase uma década nas categorias de base do Grêmio, em Porto Alegre. Em Santa Catarina, ele passou pelo Inter de Lages, Marcílio Dias, Atlético de Ibirama e Brusque. Seu último trabalho foi no Santa Cruz, no Campeonato Gaúcho.
 
Já Suca é um velho conhecido da torcida do Peixe. Ele treinou o Atlético em 2010, mas não conseguiu o acesso para a Divisão Principal. Assim que confirmar o treinador, Licão deve anunciar os primeiros reforços. 
Entre os nomes cogitados estão o do zagueiro André Ricardo, um dos destaques da equipe no ano passado, e Giba, que foi o artilheiro da Divisão Especial com a camisa do Hercílio Luz. O atacante Leandro Branco também deve retornar.
 
O clube deve apostar nas categorias de base, que destacam-se no Catarinense da categoria. “No junior tem pelo menos sete garotos prontos para subir ao time principal. No juvenil há quatro podem fazer um bom trabalho no adulto”, destaca o treinador do sub-17, Souza.
 
A estreia do Peixe na Divisão Especial será no dia 1º de julho, em Jaraguá do Sul. O adversário é o Juventus.
 
Tonho Gil é o mais cotado para assumir o Peixe. O anúncio será feito hoje
 
 
Sem novidades no Ninho da Águia
Quando o presidente Robertinho Rodrigues anunciou a sua desistência do projeto Imbituba FC, a torcida temeu pelo futuro do clube. Mas o empresário Vanderlei de Souza assumiu a responsabilidade. Ele ainda não contratou jogadores ou comissão técnica, e afirma que a parte financeira pesa muito neste momento.
“Reunimos um grupo de pessoas que possa nos ajudar financeiramente. Passamos por uma dificuldade muito grande neste sentido, mas continuamos na luta”, revela Vanderlei.
Com poucos recursos, o empresário antecipa que deve apostar na base, mas admite que reforços são necessários. “Não temos jogadores suficientes para a segunda divisão que, como todos sabem, é muito difícil”, avalia.
Apesar de não ter fechado com nenhum nome, Vanderlei afirma que a apresentação do elenco deverá ocorrer no dia 24 deste mês. “Estudamos várias opções, mas enquanto não assinamos nenhum contrato, não é possível garantir nada”, pontua.
A estreia do Imbituba na Divisão Especial será fora de casa. A equipe pega o Biguaçú, que subiu da Divisão de Acesso, também no dia 1º de julho.
 
 
Os rivais
Com apenas duas vagas em jogo, os rivais também se armam para a disputa da Divisão Especial. Das outras sete equipes que participarão da competição, o Concórdia foi o que mais contratou.
O Galo do Oeste começou o trabalho no fim do ano passado, quando contratou o técnico Nestor Simionatto para montar a equipe. Ao todo, o Concórdia já fechou com 19 atletas. Entre eles, nomes conhecidos do futebol catarinense como Xipote, Maicon e Jajá, que vieram do Atlético de Ibirama, além de outros destaques como o atacante Felipe, que atuava na Dinamarca, e o volante Carlos Alberto, que tem passagem pelas categorias de base da seleção brasileira.
O Juventus é outro que promete incomodar. O Moleque Travesso, que deve apresentar hoje o elenco, acertou a volta do meia  Max, artilheiro da equipe no ano passado. O clube também tenta o empréstimo de jogadores da Chapecoense e do Atlético de Ibirama.