Leonardo Hübbe/CA Tubarão/Divulgação/Notisul
Leonardo Hübbe/CA Tubarão/Divulgação/Notisul

Tubarão

Eduardo Tanque já havia disputado alguns amistosos durante a pré-temporada, e nesta semana as coisas ocorreram rápido para o jovem de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. 

No domingo (8), ele enfrentou o Criciúma pelo Campeonato Catarinense da sua categoria. Na segunda-feira, já estava treinando com o elenco profissional. E nesta quarta-feira (11), escreveu um capítulo importante na sua trajetória. Em um jogo truncado, ele entrou aos 14 minutos da etapa final e pouco tempo depois marcou seu primeiro gol, que garantiu a vitória tricolor diante do Fluminense de Joinville.

“Foi um jogo muito importante para mim. Estava preparado para entrar, já tinha recebido algumas oportunidades em amistosos. Meu objetivo era ajudar o grupo, não necessariamente fazer o gol, mas colaborar. Foi um sentimento de felicidade, vinha treinando para isso. Agora é continuar trabalhando para seguir no elenco profissional”, conta o jovem de apenas 17 anos.

Tanque chegou no Tubarão no início deste ano. Ele é o artilheiro do Campeonato Catarinense Sub-17, com nove gols, e vice-artilheiro da Copa do Brasil Sub-17, com cinco. Em seu único jogo pelo sub-20, também marcou um gol, diante do Joinville. 

Ao todo foram 15 gols em 18 jogos nas categorias de base neste ano. Jean Lucca, outra revelação do sub-17, também fez sua estreia como profissional, atuando como titular no meio-campo.

“Só tenho a agradecer o apoio de todos durante os 90 minutos. É sempre bom marcar um gol e ir para torcida. O Jean Lucca é um amigão, joga muito. A gente trabalha forte nos treinos, sempre à disposição. O professor Pingo falou que era para gente entrar tranquilo e fazer nosso jogo – afirmou.

Tanque contou como foi seu primeiro gol como profissional e declarou que se inspira em um atacante que tem características parecidas com as suas e já fez sucesso com a camisa de grandes clubes e da Seleção Brasileira.

“Começou em uma disputa de bola, e eu carimbei para o Eliomar. Ele deu um gancho, disputei com o zagueiro e chutei a gol. Foi um momento único. Me inspiro no Adriano. Pelo porte físico, perna canhota, fazedor de gols, não é a toa que é o Imperador”, finalizou.

O elenco do Tubarão se reapresentou nesta quinta-feira (12), no período da tarde. Os titulares na última partida realizaram um trabalho regenerativo, enquanto reservas e não relacionados disputaram um jogo-treino contra a categoria sub-20 do Peixe, que se prepara para disputar a Copa Sul. A novidade é o lateral-esquerdo Jonathan, de 25 anos, anunciado também nesta quinta. Seu último clube foi o ABC, onde disputou a Série C do Brasileirão. Ele já estava treinando com o grupo e está à disposição do técnico Pingo. 

O próximo compromisso pela Copa Santa Catarina é na quarta-feira (18), contra o Avaí. O jogo contra o Marcílio Dias, que seria neste final de semana, válido pela 3ª rodada, foi adiado para o dia 25 de setembro. O motivo é a reforma no gramado do estádio Dr. Hercílio Luz, que ainda não foi concluído.