Ao todo, mais de 500 competidores participaram da 1ª etapa do Nacional.

Brasília

A primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo ocorreu neste fim de semana, em Brasília. Na disputa, mais de 500 competidores, entre eles o halterofilista de Capivari de Baixo Ezequel de Souza Corrêa, o Zico, 29 anos. No certame, o paratleta defendia não somente a região Sul, mas também Santa Catarina.

Mais uma vez, Zico fez bonito na competição na capital do país, no sábado, o jovem foi campeão brasileiro na fase regional. “Logo na primeira tentativa consegui 145 quilos na barra, na segunda alcancei 150 e na terceira levantei 162 quilos, porém, o movimento não foi válido. Se tivesse conseguido alcançar esse número teria sido chamado para a seleção paralímpica brasileira. E disputaria o Mundial na Hungria nos próximos dias. Talvez, na próxima etapa da competição, em junho, poderei ultrapassar os 162 pesos na barra”, projeta o morador de Capivari de Baixo.

A competição tem caráter nacional e reúne os principais nomes deste esporte. Durante o ano, são três etapas: esta primeira ocorreu em Brasília em junho, em São Paulo, e em novembro, mais uma vez na Cidade da Garoa. Esta última tem peso maior para a formação do ranking nacional.

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento da modalidade. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e Estados brasileiros.

Foto: Divulgação/Notisul