São Paulo (SP)

Em dez edições da Copa América de Ciclismo já realizadas até hoje, sete foram vencidas por brasileiros. A mais recente foi disputada ontem no circuito de Interlagos, em São Paulo. O vencedor foi Geraldo Souza, que abriu muito bem o novo calendário do esporte olímpico nacional deste ano. Considerado uma surpresa pelos favoritos.

Quarto colocado no ranking brasileiro de estrada de 2009, Geraldo surpreendeu os favoritos ao título nos 600 metros finais, quando ultrapassou o então líder pela direita em um momento no qual não havia mais tempo para os rivais recuperarem-se.
Até então, Geraldo realizava uma corrida relativamente discreta. Durante as últimas quatro das 20 voltas no autódromo, o triunfo parecia certo para o trio formado pelo argentino Francisco Chamorro, campeão do ano passado, e pelos brasileiros Pedro Nicácio e Roberto Pinheiro.

Eles estavam com mais de um minuto de vantagem para os rivais – inclusive Geraldo Souza -, mas decepcionaram no giro decisivo, em que um pelotão de seis atletas encostou nos três líderes e fez a reta de chegada ser tão emocionante quanto surpreendente.