Letícia de Oliveira
Balneário Camboriú

A terceira divisão do Campeonato Catarinense já tem data definida para iniciar. Dia 3 de setembro, a Série C começa no Estado. O congresso técnico da competição foi realizada na segunda-feira, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. Oito equipes confirmaram participação, entre elas duas da região Sul.

A Associação Atlética Orleans e o Esporte Clube Próspera, de Criciúma, vão representar o Sul do Estado no campeonato. As outras equipes são: Curitibanos, Itajaí, Carlos Renault (Brusque), Jaraguá, Porto (Porto União) e Caçador.

A Série C foi dividida em duas chaves de quatro times. Na Chave A estão Orleans, Itajaí, Curitibanos e Próspera. Já a Chave B tem Caçador, Carlos Renault, Jaraguá e Porto.

Além da categoria profissional, que inicia dia 3 de setembro, a Série C também terá a Sub-20, que começa dia 16 de junho. A equipe do Próspera avalia disputar a competição de base com o time Sub-17, mas ainda não confirmou. Já Orleans tem preparado a equipe Sub-20 há 60 dias. Segundo o presidente Roberval Pedroso, “a equipe está bem montada e treinada”.

O profissional do Próspera deve iniciar os trabalhos em agosto, visando a estreia no mês seguinte. O time ainda não sabe quem será o primeiro adversário, já que a Federação Catarinense ainda não divulgou os confrontos da Série C. O Estadual vai marcar a volta do Time da Raça ao futebol.

“É uma satisfação muito grande ver o nosso elenco no campo. É um trabalho que feito há tempo por uma equipe espetacular. Agora é preparar para a bola começar a rolar”, destaca o presidente do clube, Dorval Arriola Rodrigues.

Para participar da terceira divisão, a agremiação de Criciúma está se preparando desde novembro com reformas no Estádio Mário Balsini. Foram trocados os alambrados, revitalizados as bilheterias dos torcedores visitantes e o local destinado à Polícia Militar. Também houve a construção de duas salas e uma recepção, além da pintura das arquibancadas. Com essas modificações, o Estádio recebeu a liberação para jogos.

“Queremos dar todo o conforto necessário à torcida, que, em breve, voltará a ver a bola rolar no Mário Balsini”, comemora o conselheiro Michel Silveira.

Orleans iniciará os trabalhos com o time profissional em julho e pretende utilizar alguns jogadores que participarão da competição Sub-20. Será o segundo ano consecutivo que a Cidade das Colinas irá disputar a Série C. Em 2017, o clube foi vice-campeão.

Para este ano, o Estádio Municipal Osmundino Mateus, mais conhecido como Campo do Conde, está pronto para receber a terceira divisão, já que na última temporada o local recebeu reformas e se adequou ao campeonato. “O campo atende todas as necessidades da Série C dentro dos laudos da Vigilância Sanitária, dos Bombeiros, da segurança, da engenharia civil e elétrica”, garante Roberval.

Este será o primeiro ano em que Orleans terá um clube profissional de futebol com registro próprio. Em 2017, o time fez uma parceria com o Curitibanos Esporte Clube (CEC), e durante o estadual utilizava o nome CEC/Orleans. A partir dessa Série C, a equipe será identificada como Associação Atlética Orleans. O presidente explica as projeções. “Estamos trabalhando para que Orleans se coloque ainda mais no cenário profissional do futebol de campo, abrindo um leque para a nossa região Sul. Temos um projeto muito bem organizado que está sendo realizado aos poucos,” comemora Roberval.