Marco Antonio Mendes
Tubarão

Agora é pra valer. Os times das primeiras divisões de todo o Brasil entram em período oficial de preparação aos campeonatos estaduais a partir de hoje. Alguns esticaram a folga até o início da próxima semana, mas porque já estavam em treinamentos antes das festas de fim de ano.

Figueirense, Criciúma, Avaí, Metropolitano, Marcílio Dias, Joinville, Atlético de Ibirama, Chapecoense, Atlético Tubarão e Brusque são os clubes que disputarão o título do Campeonato Catarinense. Neste ano, o Estadual será ainda mais disputado. No ano passado, 12 times enfrentaram-se; agora, serão apenas dez. E dois caem para a Divisão Especial (esses dois só poderão tentar voltar à elite em 2010, diferente do que acontecia até 2008, quando os rebaixados tinham a chance de subir no segundo semestre).

Apesar de todos buscarem o título, alguns clubes possuem interesses distintos. Uns querem manter a hegemonia. Outros uma das duas vagas para a Copa do Brasil do próximo ano. E mais alguns uma oportunidade de disputar a nova Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em julho.

Enquanto o dia 17 de janeiro não chega, as equipes seguem em pré-temporada e os dirigentes na captação de recursos e mais algumas contratações. Até o fim do ano passado, alguns clubes já haviam começado a testar os seus grupos.

Grandes entre recuperação e ascensão
Figueirense, Avaí e Criciúma, os grandes do futebol catarinense, pararam apenas no período em que encerraram as competições nacionais. Rebaixado à Série B do Brasileiro e campeão de 2008 do Estadual, o Figueira volta aos trabalhos na quarta-feira, com muitas dispensas, poucos reforços e a promoção de 13 juniores.

Um dos favoritos ao título deste ano, o Avaí vem confiante por ter conseguido acesso à elite nacional. Manteve a comissão técnica, promoveu atletas da categoria de base e também trouxe reforços. Em Gramado (RS), o time volta às atividades hoje com o início da sua pré-temporada.

Vice-campeão do Catarinense de 2008, o Criciúma tenta recuperar o ano que fez o time cair para a Série C. Assim, sob o comando de Leandro Machado, os treinos com bola iniciam no domingo, no centro de treinamentos do clube. O mais recente reforço anunciado pela diretoria do Tigre é o atacante Danilo Santos que já atuou no Figueirense. Novas contratações estão previstas.

Uma boa surpresa para este ano poderá ser o Brusque. Incrivelmente recuperado do rebaixamento do ano passado, o time não só voltou à elite, mas conquistou a Copa Santa Catarina (e uma vaga na Série D) e a Recopa Sul-brasileira. A base do time para o Catarinense foi mantida.

O Marcílio Dias, quinto colocado do Estadual de 2008 e confirmado na Série C do Brasileiro, começou a trabalhar na metade de dezembro. Os treinos serão retomados hoje para uma intensa pré-temporada.

A briga pela Série D
Se de um lado da tabela do Campeonato Catarinense da Divisão Principal estão os times que já fazem parte das competições nacionais, cinco clubes seguem em busca da tão sonhada vaga para manter um calendário de confrontos durante todo o ano, assim, o Joinville, a Chapecoense, o Atlético Tubarão, o Metropolitano e o Atlético de Ibirama têm objetivos em comum: chegar à Série D.

A Chapecoense, que iniciou os treinos em dezembro, fez um amistoso em Erechim (RS), contra o Ypiranga, recém-promovido à primeira divisão gaúcha. O time do oeste perdeu por 1 a 0. Na quarta-feira, o confronto volta a acontecer, desta vez em Chapecó.

O Joinville quer deixar de lado o seu pior ano. Tentando reorganizar-se, o time volta aos trabalhos hoje. Jogadores que já tiveram passagem pelo Jec em temporadas anteriores voltam para integrar a equipe. No dia 30 de dezembro, a equipe do norte enfrentou os juniores do Figueirense e venceu por 1 a 0.

O Metropolitano treinou entre os dias 2 e 20 do mês passado. As atividades também reiniciam hoje. Os jogadores reapresentam-se no centro de treinamentos Itoupava, onde o clube concentra toda a sua preparação. Uma cancha de areia servirá para que os atletas aprimorem a força física.

As duas grandes incógnitas seguem Atlético Tubarão e Atlético de Ibirama. Os dois times atrasaram a montagem do plantel. A expectativa é que o estádio Domingos Gonzales receba os jogadores ainda hoje. Cerca de 14 atletas devem vir do Rio de Janeiro para compor o elenco.