Rafael Andrade
Imbituba

O início de ano ‘paradão’ no mundo dos esportes está prestes a ficar para trás. Os dez principais times de Santa Catarina preparam-se para entrar em campo e prometem um grande espetáculo. Na Amurel, a torcida fica para o único representante, o CFZ Imbituba, que venceu a Divisão Especial em 2009 e garantiu o seu espaço na elite.
Avaí e Brusque abrem o Campeonato Catarinense, no sábado da próxima semana, às 20h30min. O time imbitubense estreia apenas dois dias depois, segunda-feira, às 20h30min, contra o Figueirense, fora de casa. Os demais jogos serão domingo, às 17 horas.

O Estádio Emília Mendes Rodrigues, o Ninho da Águia, em Imbituba, está quase pronto para receber os torcedores do CFZ para a disputa da Primeira Divisão do Campeonato Catarinense. A primeira partida em casa será no dia 21, contra o Joinville, às 19h30min.
As instalações subterrâneas da fiação elétrica do estádio já estão prontas. “Este processo foi necessário para instalação das quatro torres de iluminação na próxima semana. Vamos conseguir cumprir todos os pedidos solicitados pela Federação Catarinense de Futebol (FCF)”, garante o presidente do clube, Roberto Rodrigues, o Robertinho.

Outra ação solicitada em Imbituba foi o aumento na capacidade de torcedores do estádio. O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, vistoriou o estádio e deixou uma pequena lista de adequações. Uma arquibancada metálica será montada em um dos lados do Emília Rodrigues na próxima semana. O local poderá receber cerca de cinco mil torcedores sentados.

Viola é apresentado no
Brusque em grande estilo

A apresentação do atacante Viola como novo reforço do Brusque parou a cidade do Vale do Itajaí ontem. O tetracampeão mundial pelo Brasil em 1994, veste a camisa do time catarinense pela primeira vez, aos 41 anos.
Viola não só chamou a atenção de torcedores do Brusque, mas de fãs do Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco e Flamengo, alguns dos clubes que defendeu ao longo dos 21 anos de carreira. “A recepção foi ótima. O torcedor pode comparecer para incentivar e apoiar para que consigamos nosso objetivo, uma boa colocação no campeonato”, declarou o atacante.

O jogador assinou para disputar o Campeonato Catarinense. Ele pretende renovar o contrato no meio do ano. Viola está muito feliz com seu novo clube e a primeira oportunidade de jogar em um time do sul do país. “É um desafio que eu gosto. Eu não tive oportunidade de jogar aqui no sul. Até por isso eu aceitei o desafio, para respirar novos ares. Estou muito feliz”, comemora o atacante.

Questionado se não estaria velho para o futebol, Viola disse que pretende seguir os passos de outros veteranos que “ressurgiram”, como Edmundo, no Figueirense, em 2005. “Eu ainda tenho convicção e muita força de vontade. Quero ainda crescer na minha carreira”, declara. A sua estreia é no sábado da próxima semana, contra o Avaí, do também veterano Sávio, na Ressacada, em Florianópolis.

Sávio não quer comemorar
gols contra o Flamengo

O meia-atacante Sávio lembra que o Avaí será o seu segundo time no Brasil. Antes, ele defendeu apenas o Flamengo, clube onde foi revelado no início da década de 1990 e despontou no cenário nacional até ser negociado com o Real Madri, em 1997.
Desde então, ficou cerca de 11 anos no futebol europeu, passando pelo futebol espanhol, pela França e pelo Chipre. Mas as suas raízes no Brasil sempre foram o Flamengo. E por conta do carinho que tem pelo time carioca, o jogador de 36 anos diz que não vai comemorar caso marque gols contra o Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro.
“Eu tenho um carinho especial pelo Flamengo. Eu só joguei no Flamengo aqui no Brasil. Se fizer um gol contra o Flamengo, não vou comemorar. É uma questão de respeito ao clube carioca”, afirma Sávio.

Com 24 jogadores, Avaí chega a Gramado

O Avaí iniciou ontem a sua pré-temporada em Gramado, na serra gaúcha. O técnico Péricles Chamusca, seus auxiliares e 24 jogadores fazem a pré-temporada. Dos relacionados, as principais ausências foram os novos reforços Émerson e Sávio, que devem seguir para o Rio Grande do Sul hoje, e o volante Batista, que se recupera de lesão. Já o meia Caio, por problemas familiares, ainda não viajou.
O volante Marcus Winícius está fora dos planos do Avaí para esta temporada e foi repassado ao Sertãozinho para disputar o Campeonato Paulista.