Paolo e Aires partirão hoje para o Rio de Janeiro  -  Foto: João Batista Coelho Júnior/Divulgação/Notisul
Paolo e Aires partirão hoje para o Rio de Janeiro - Foto: João Batista Coelho Júnior/Divulgação/Notisul

 

Imbituba
 
Se a São Silvestre é a maior corrida do Brasil, a Travessia dos Fortes é o equivalente para a natação. A competição é um dos principais eventos da modalidade no Brasil. E para essa disputa, que ocorre neste domingo, dois atletas de Imbituba que defendem a Associação Tubaronense de Natação (ATN), já conseguiram um feito grande. Aires Antônio de Souza Júnior e Paolo Dognini  estarão no grupo da elite de 50 competidores para os 3,5 mil metros.
 
Ao lado deles disputarão atletas olímpicos como Alan do Carmo, Samuel de Bona, e Ana Marcela Cunha. “É uma importante conquista pelo nosso desempenho na natação e pelo que trilhamos até aqui. Além de reconhecimento, é uma motivação a mais”, ressalta Aires.
 
Para um atleta conquistar uma vaga na elite, é preciso a aprovação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). “É um grande orgulho ter meu nome aprovado pela CBDA para nadar neste seleto grupo, ainda mais por ter 41 anos”, lembra Aires, que começou a competir aos 35 anos.
 
“Na elite estão jovens na faixa dos 20 anos e só o fato de estar neste grupo já é uma vitória para mim, para a ATN e para natação de Imbituba”, orgulha-se o maratonista.
Aires é vice-campeão brasileiro da categoria 40 a 44 anos, enquanto Paolo é medalha de bronze nos Jasc, e vice-campeão geral do Catarinense de Maratonas Aquáticas.