Balneário Camboriú

O futebol brasileiro ganha mais uma competição para incrementar o calendário das categorias de base neste segundo semestre de 2018: a Copa Sul Sub-19. Criada a partir de uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em parceria com as federações coirmãs envolvidas, Gaúcha e Paranaense, a competição regional terá a participação de dez clubes e será disputada num período do calendário pré-Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre os meses de setembro a novembro.

A Copa Sul Sub-19 iniciará no dia 22 de setembro e terminará no dia 24 de novembro com a participação de seis clubes catarinenses, dois gaúchos e dois paranaenses. As equipes estão divididas em dois grupos. No Grupo A está o representante da Cidade Azul, o Atlético Tubarão. Além do Peixe, Criciúma, Figueirense, Grêmio e Atlético Paranaense. No Grupo B estão Avaí, Joinville, Chapecoense, Internacional e Paraná.

O Atlético Tubarão conquistou um ótimo resultado no Campeonato Estadual Sub-20. O Peixe chegou na final da competição e disputou o título com a Chapecoense. O Time do Oeste venceu e se sagrou campeão Sub-20, enquanto o Peixe foi vice-campeão.

Agora o time da Cidade Azul vai tentar repetir o bom desempenho na competição da região Sul do Brasil. Beto Almeida, técnico do sub-20 do Peixe, acredita que os confrontos interestaduais fortalecem o time para a disputa de mais uma Copa São Paulo, em janeiro.

“O trabalho de base precisa desses confrontos contra grandes equipes. Vai agregar maturidade aos atletas, tanto individualmente como no conjunto. Hoje o Tubarão tem uma responsabilidade maior que nos últimos anos, adquirimos o status de um clube que vai brigar pela classificação. Isso é muito bom para nós”, afirmou o treinador.

Calendário das Categorias de Base

O Gerente de Competições Principais da FCF, Fábio Marcel Nogueira explicou a iniciativa de uma nova competição de base. “Além do enfrentamento entre as escolas consolidadas do futebol nacional numa disputa interestadual, a competição encorpa o calendário da categoria, proporcionando maior competitividade nesse estágio final de formação”, justifica.

O coordenador técnico do departamento de formação do Tubarão, Raffaele Messina, também comemorou mais uma competição para aumentar o calendário. “Estávamos preocupados porque o calendário do segundo semestre estava indefinido, não queríamos realizar mais uma competição com os mesmos seis times que disputaram o Catarinense. A ideia é jogar contra equipes diferentes em um torneio de alto nível, para podermos preparar o time para a Copa São Paulo do próximo ano, por isso a competição será Sub-19”, explicou.

A competição

A Copa Sul Sub-19 será dividida em quatro fases. Na primeira parte as equipes jogarão entre si somente dentro dos grupos, no sistema de pontos corridos em turno e returno. As duas equipes que somarem mais pontos em cada grupo avançarão para as quartas de final. Essa é a segunda fase. Das as quartas até as finais as equipes se enfrentarão em mata-mata, confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta, até a definição do campeão.