Alex Bondan

Tubarão

Dois atletas de Tubarão disputarão, entre 20 e 25 de abril, a maior competição mundial de Street Skate da América Latina. A ‘Oi STU Open’ é válida como etapa do Circuito Mundial e vale pontos no ranking brasileiro. Roberto Souza e Thales Prates disputarão os R$400 mil de premiação da competição disputada na Praça Duó, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O skateboard é oficialmente uma modalidade olímpica. Sua estreia será nos Jogos de Tóquio 2020. Em Tubarão é fácil ver crianças e jovens se divertindo por ruas e pistas. Entre eles, os dois são profissionais e precisam de locais de treino em boas condições e seguros. “Meu foco sempre foi fazer fotos e vídeos de skate nas ruas. Também gosto de competir e agora como profissional há dois anos é um sonho realizado”, se apresenta Roberto Souza.

Duas pistas da Cidade Azul são de responsabilidade da prefeitura. A Pista do Centro, na Praça Walter Zumblick, é muito tradicional. A Pista Skate Plaza, no bairro Aeroporto, fica ao lado da Arena Multiuso Prefeito Estener Sorato da Silva. “Chão quebrado e mal reformado, luzes queimadas e proteções sujas, grama alta, além de lixo por todo lado. Muito ruim a situação para prática do esporte. Acho que nós e a nova geração que está chegando forte aqui na cidade precisamos de mais atenção”, alerta Souza.

Posicionamento da Prefeitura

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Tubarão, Luiz Ernani Buerger, e o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente Júlio César Rodrigues, receberam dois pais de atletas nessa segunda-feira. “Nós tratamos da conservação das pistas e da possibilidade de criarmos novos obstáculos e modernização das pistas”, relata Ernani.

Questionado pela redação do Notisul sobre a urgente manutenção das pistas, o diretor-presidente disse que hoje mesmo irá acionar os setores responsáveis. “Já falei com o pessoal da roçagem e amanhã entrarei em contato com a Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para a questão da iluminação”, promete Ernani.   

A Associação Tubaronense de Skateboard (ATS) atua em conjunto com pais de atletas para adequar as condições da prática na cidade. “No caso da pista do Plaza a nossa principal reivindicação é o piso que está muito ruim”, informa o vice-presidente da ATS, Guilherme Minatto. Já, o presidente, Philipe Gonçalves, convida o público para a tradicional ‘Plaza é Nosso”, competição prevista para agosto.