Além de lutar em competições estaduais e nacionais, vários atletas da região dedicam-se a ensinar crianças,
Além de lutar em competições estaduais e nacionais, vários atletas da região dedicam-se a ensinar crianças,

Rafael Andrade
Jaguaruna

Atletas de Jaguaruna e região estão entre os melhores do estado no jiu-jitsu. A Federação Catarinense da modalidade divulgou o ranking estadual de 2010.
A avaliação visa valorizar os lutadores que participam dos eventos organizados pela entidade. Todas as faixas e categorias de idades e pesos foram analisadas pela federação.
 

Só marcaram pontos os lutadores que se classificaram entre os três primeiros colocados de cada competição da federação. Os atletas promovidos de faixa ou que mudaram de categoria também somaram pontos no ranking.
O atleta e professor Paulo Duarte está entre os principais nomes do estado e prevê crescimento em 2011. Ele coordena a Academia Gracie Sul, de Jaguaruna. O local também foi avaliado pela federação e ganhou pontos importantes.
 

As três academias que somaram o maior número de pontos receberão troféu e certificado. Os campeões da categoria absoluto adulto do circuito em todas as faixas receberão uma premiação em dinheiro, a maior delas destinada ao campeão da faixa preta – R$ 3,5 mil. O certificado e o dinheiro serão entregues em evento festivo no fim de semana, em São José.