#Pracegover foto: na imagem há dois homens e bandeiras
#Pracegover foto: na imagem há dois homens e bandeiras

Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, campeão sul-americano de Halterofilismo Paralímpico em agosto de 2019, em Lima, capital do Peru, que dedicou os últimos meses a um treinamento intenso visando o seu primeiro campeonato de fisiculturismo, levou o primeiro lugar na categoria Men’s Physique Estreante, no campeonato Iron Games, organizado pela NPC Santa Catarina. Foi o primeiro título de um representante do município nesta competição e categoria. A disputa ocorreu no sábado, em Imbituba.

Zico, que é diretor de Esportes da Prefeitura, foi recepcionado, na manhã desta segunda-feira (9), pelo prefeito Dr. Vicente Costa em seu Gabinete. Passou detalhes do evento e já adiantou que se prepara para uma das maiores disputas da modalidade na América Latina, que ocorrerá no dia 25 de setembro, em Balneário Camboriú, o Sardinha Classic de Fisiculturismo, que deverá ter atletas de diversos Estados do Brasil e muitos estrangeiros. “Neste evento eu já entrarei na categoria Men’s Physique Novice e, caso haja mais de cinco competidores com deficiência física, também irei disputar o título na categoria de atletas especiais, já que tenho Hemimelia fibular, que é uma malformação congênita”, explica.

Em Imbituba, ele competiu com atletas que não tinham nenhum tipo de problema físico, e mostrou muita superação! Também recebeu a espada de homenagem ao atleta destaque, entregue pela Muscle Contest. “Bati de frente sem medo! Estava confiante, como sempre fui. O que mais me honra é elevar e levar o nome da minha cidade a outras regiões”, complementa Zico.

Ele garante que seu esporte principal é o halterofilismo, tanto é que tem almejado participar das paralimpíadas de Paris em 2024. Em outubro, o Comitê Paralímpico Brasileiro deverá divulgar a nova agenda de competições, que deverá iniciar com o já tradicional Circuito Caixa Econômica Federal.

Dr. Vicente enalteceu o esforço do atleta e servidor público e disse que Capivari de Baixo se orgulha em tê-lo como um dos principais nomes do Esporte no município. “Ele nos deixa emocionados a cada competição que disputa. O Zico demonstra que não é uma deficiência física que o impede de alcançar seus objetivos, seus sonhos. Com muito foco e trabalho, tudo é possível”, reconhece o prefeito.

Hemimelia fibular

Este é o problema físico de Zico. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas. “Apesar da minha deficiência física, nunca deixei de me abalar mentalmente e jamais tive qualquer problema para encarar a situação. Tenho certeza que posso fazer tudo que pretendo, e minha meta é sempre cumprir os meus desejos”, resume.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Governo de Capivari de Baixo