Atleta é o único catarinense a participar de todas as etapas do brasileiro de maratonas aquáticas
Atleta é o único catarinense a participar de todas as etapas do brasileiro de maratonas aquáticas

 

Tubarão
 
O maratonista imbitubense Aires Antônio de Souza Júnior, da Associação Tubaronense de Natação (ATN), tem na próxima semana um desafio inédito: enfrentará três provas em seis dias e nadará nada menos que 18 quilômetros.
A primeira das três provas é o Pan-americano de natação. A prova de três quilômetros recebe a elite da natação da América do Sul na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na terça-feira, feriado nacional. “Esta prova será uma experiência incrível, pois do meu lado estarão atletas de diversos países”, entusiasma-se o atleta.
 
Depois do Pan, Aires descansa por dois dias e então entra na água no dia 18, sexta-feira, na cidade de Araruama, também no Rio de Janeiro, para nadar mais dez quilômetros em prova válida pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Será a quinta vez só esse ano que o nadador faz uma prova dessa distância.
 
Se não bastasse, logo após essa prova, Aires terá somente mais um dia de descanso para então encerrar a sua participação no Brasileiro, na oitava e última etapa, também em Araruama, com mais cinco quilômetros de braçadas.
“Para mim, será algo totalmente novo, mas venho treinando forte e acredito que posso realizar boas provas e representar muito bem a minha cidade”, acredita Aires.
 
O nadador de Imbituba chega à última prova após 13 meses de treinos consecutivos e mais de um milhão de metros nadados, com o acompanhamento do técnico Eduardo Morini.