Liliane Dias

Braço do Norte

O ano de 2019, foi um ano de muitas conquistas para a Asespp Paralímpica – Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte. No decorrer do ano foram 75 medalhas nas modalidades de atletismo e vôlei sentado – 34 de ouro, 24 de prata e 17 de bronze.

As competições em que os paratletas participaram foram Parajesc, Parajasc, Circuito Nacional Loterias Caixa – fases regional e nacional, Paralimpíadas Universitárias e Escolares. As disputas renderam também três recordes universitários em provas de atletismo: arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.

O presidente da associação e atleta, Allan Jones da Rosa Ferreira, diz que o reconhecimento é muito importante. “Mas falando em Associação mostra o quanto a Asespp é forte o quanto lutamos diariamente para conseguir manter essa instituição”, afirma. 

“Como atleta posso afirmar que quando conheci a Asespp descobri um novo mundo. Encontrei uma oportunidade de fazer algo pela minha cidade. E isso consegui quando pela primeira vez em 2017, levei a bandeira do nosso município ao lugar mais alto do pódio em uma competição estadual e em 2018 em uma competição internacional”, relembra.

O presidente acrescenta que para fazer parte da Asespp é preciso apenas ter interesse de praticar o atletismo e que tenha algum tipo de deficiência. “Mais também podem treinar que não tem deficiência, pois só assim se dará a integração do atleta convencional com o paratleta”, pontua.

A associação busca integrar a criança atleta com deficiência à sociedade. “É o nosso papel principal. Quando conseguimos unir isso aos destaques nos sentimos horados. Coroa um ano de muita conquista e muita dedicação”, conclui Allan.

Sobre a instituição

Fundada em 2015, atualmente conta com 40 atletas, dez voluntários, uma técnica e um auxiliar. Sobrevive com apoio da prefeitura de Braço do Norte, que sede dois profissionais e uma ajuda financeira. Além disso, mantém-se com a ajuda de apoiadores e patrocinadores, tendo como patrocinador máster a empresa Água da Serra. Também contam com suporte para os treinamentos de academia, nutricionista, apoio médico, massoterapeuta e dentista.

Reconhecimento

Na última quinta-feira (12), os paratletas, Allan Jones da Rosa Ferreira, Helena Isaac da Silva, Laiza da Silva Cipriano e Raimom Florenço Pereira, tiveram uma noite especial. Os atletas da Asessp receberam o Troféu destaque do ano, na modalidade de paratlestismo. O reconhecimento é resultado de muito trabalho visto através das 75 medalhas trazidas para o município.

A técnica Jane Neves Pereira, também foi reconhecida com a medalha de Honra ao Mérito do Esporte Braçonortense. Com essas premiações, promovidas pela Prefeitura de Braço do Norte e pela Comissão Municipal de Esporte (CME), encerra-se o ano de trabalhos da instituição.