Duas estudantes da rede estadual de educação se destacaram no Campeonato Brasileiro de Xadrez Blitz, realizado entre os dias 1º e 4 de julho, em Florianópolis. Ambas são estudantes na EEB Dom Joaquim, no município de Braço do Norte.

Lethicia Soethe Brand foi vice-campeã na categoria sub-16 e Alyne Necker ficou com o 9º lugar na sub-18. No total, foram 103 enxadristas reunidos para disputar os Brasileiros das categorias sub-16 e sub-18 Absoluto e Feminino.

Apesar de aprender a jogar com oito anos, Lethicia começou a levar o esporte a sério com 12 anos. Agora, ela concilia os treinos diários com as aulas no 2º ano do Ensino Médio pela manhã e o trabalho no período da tarde.

“Este torneio foi muito importante para voltar a me acostumar novamente aos tabuleiros, após um longo período de pandemia. Serviu de muito aprendizado e experiência, para cada vez mais aprender com os erros, e assim não repetir novamente nos próximos. Os treinos e a preparação para ele foram bastante puxados e continuam sendo para os próximos torneios que estão por vir”, afirma Lethicia.

Xadrez Blitz

O Xadrez blitz é uma variante que emprega uma quantidade de tempo de três minutos para cada jogador, com acréscimo de dois segundos por jogada. Na categoria Absoluto podem participar jogadores de ambos os sexos: masculino e feminino.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Santa Catarina