Uma notícia pegou de surpresa o basquete brasileiro na tarde deste sábado (29). Morreu o pivô Michael Uchendu, o Maikão. Parte do elenco do Bauru (SP) campeão do NBB na temporada 2016/2017, o jogador, que atuou no Leyma Coruña, da Espanha na última temporada, passava férias no Brasil e sofreu um acidente de jet-ski. 

Segundo informações preliminares, ele estaria na garupa da moto aquática quando caiu e se afogou. Ele estaria sem o colete salva-vidas e não sabia nadar. O acidente ocorreu na Serra da Cantareira, na zona norte de São Paulo.

Além do título do NBB, o atleta, de porte físico avantajado, especialmente por conta da idade, também conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-18, em 2018. Na grande decisão, o Brasil bateu a Argentina, dona da casa, com grande atuação de Maikão, que apanhou 12 rebotes no duelo. Além dele, o time contava ainda com Didi, recém-draftado para a NBA, e Yago Matheus, um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro.

Pouco depois da divulgação da notícia, jogadores, clubes e a Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, manifestaram pesar pela morte do jogador. “Uma triste notícia abalou o basquete brasileiro na tarde deste sábado (29/06). Um dos bons nomes da nova geração de atletas do nosso país, o pivô Michael Uchendu faleceu aos 21 anos, após um acidente envolvendo um jet ski na região da Serra da Cantareira, em São Paulo (SP). (…) A Liga Nacional de Basquete lamenta profundamente o falecimento deste tão jovem talento do basquete brasileiro e deseja força a todos os amigos e familiares”, disse a LNB, em parte da nota oficial.