Após cinco meses da inauguração, o 1º evento ocorreu neste sábado. - Foto: Priscila Loch/Notisul
Após cinco meses da inauguração, o 1º evento ocorreu neste sábado. - Foto: Priscila Loch/Notisul

Tubarão

As expectativas foram superadas. O 1º Campeonato “A Plaza é Nossa”, na pista de skate Estilo Plaza, no bairro Vila Moema, em Tubarão, neste sábado, teve de tudo: bom público, manobras radicais, animação, superação e criatividade. As competições começaram às 9 horas e se estenderam até o fim do dia, nas categorias mirim, iniciante e amador.

Ao todo, 118 skatistas de diversas regiões do Brasil participaram do evento, o qual entregou aproximadamente R$ 25 mil em prêmios. Um dos organizadores, o vice-presidente da Associação Tubaronense de SkateBoard (ATSB), Roberto Souza, o Bebeto, destacou que todos os participantes elogiaram a estrutura do certame. “Ficamos muito felizes com tudo. Esta primeira competição foi muito além do que imaginávamos. O certame ocorreu nesse fim de semana, mas já estamos pensando no próximo. Pode ser que seja na categoria profissional”, projeta Bebeto. 

O paulista Denis Pitigliane, 20 anos, radicado em Santa Catarina há uma década, era um dos favoritos ao título. Ele não alcançou o primeiro lugar no amador, mas foi premiado com a ‘marreta de ouro’, a melhor manobra. “Não venci na minha categoria, amador, porém, o mais importante foi alcançado, a união em torno do esporte. Todos juntos conseguimos fazer desta competição um sucesso. O bom foi reencontrar amigos de todo o Brasil”, enfatiza. Na categoria mirim, Frederico Silva, de Tubarão, foi o vencedor. Na iniciante, Pedro Cunha, de Porto Alegre, e no amador, Eduardo Martins, de Orleans.

A pista de skate é considerada um lugar de ‘encher os olhos’. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo de Tubarão e pela Associação Tubaronense de SkateBoard (ATSB).