Ciclistas do Rio Grande do Sul chegam a Imbituba para o 6º Marathon

Jailson Vieira
Imbituba

Foram dois dias de subidas e descidas, vento, chuva, sol e muita poeira, mas nada que as  ciclistas ‘As Penélopes’, de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, não tivessem acostumadas. Afinal, há três anos o grupo de dez mulheres foi formado e desde então elas desbravam muitas cidades em busca de aventura sobre duas rodas.

Há dois meses, resolveram sair do Estado vizinho e vir a Imbituba para prestigiar a 6ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon. Laís Flores e Débora Luz Aldrei Schimidt, Vera Lia Pacini, Mara Lenhard, Fabiane Schein Lopes, Paula Hoffmeister, Sandra Leonhard e Mara Dapper saíram do município gaúcho na quinta-feira e chegaram ao destino nesta sexta, por volta das 16h. viajaram mais de 430 quilômetros.

Na quinta, as sete mulheres percorreram mais de 203,3 quilômetros em 8h21, elas pernoitaram em Torres, no Rio Grande do Sul. Na sexta, o percurso foi um pouco maior e em quase nove horas, as ciclistas venceram 226,7 quilômetros. Animadas por alcançarem a primeira etapa, as ciclistas se hospedaram em uma pousada para descansar. As atletas prestigiarão o evento neste sábado e domingo e na segunda retornam à Estância Velha.

A 6ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon será disputada com os concorrentes divididos em 32 categorias e três pistas. Cerca de 800 ciclistas já estão inscritos. Os diferentes percursos terão extensão de 42, 32 e dez quilômetros, respectivamente, selecionados entre os mais belos cenários da região, com largada e chegada no Mar del Rosa. Ao fazer a inscrição, o competidor deve doar dois quilos de alimentos ou R$ 10, que serão destinados ao Hospital São Camilo, em Imbituba.

Conforme o organizador, o mineiro João Sol Soares, a cada edição o evento alcança mais adeptos e a expectativa é que o número chegue a 800 competidores. “A prova surgiu para fomentar o turismo na baixa temporada e há seis anos tem sido sucesso. Nesta edição, teremos algumas novidades e uma delas é a presença deste grupo de mulheres do Rio Grande do Sul. Ficamos muito felizes. Já temos um bom número de participantes, porém, nos dias que antecedem é que fecharemos o limite de 800 ciclistas”, prevê João.