A última edição ocorreu em novembro do ano passado. - Foto: Arquivo do grupo/Divulgação/Notisul.
A última edição ocorreu em novembro do ano passado. - Foto: Arquivo do grupo/Divulgação/Notisul.

Capivari de Baixo

A prática de exercícios físicos é fundamental para aqueles que almejam preservar uma boa saúde ou ainda escapar do sedentarismo. As pessoas que não perdem uma oportunidade de se exercitar podem marcar presença na 3ª edição do Mountain Bike Galera Pedal, em Capivari de Baixo, promovida pelos organizadores do grupo Whatsapp ‘Galera Pedal’.

O evento ocorrerá no próximo domingo, a partir das 9 horas, com início e chegada no Parque Tractebel. “Desde o começo, quando pensamos na pedalada, queríamos que fosse solidária. Essa foi a forma que encontramos de colaborar com uma entidade ou com as crianças do nosso município”, destaca um dos organizadores, Dilney Espíndola de Souza Junior.

Do Parque Tractebel, os ciclistas percorrerão as ruas da Cidade Termelétrica e de Pescaria Brava com trajetos de 25 e 35 quilômetros. São esperados para o ‘passeio’ mais de 150 participantes. As inscrições podem ser realizadas por meio do site riscozeroadventure.com.br. O valor por inscrito é de R$ 70. Os que participarem do evento poderão almoçar no local e o prato servido será paella de frutos do mar e de carne.

Além dos adultos, as crianças terão o seu espaço no evento, porém não haverá inscrições. Basta comparecer. “Estamos montando os kits para o passeio e todo ciclista que participou da campanha de doação de sangue ganhará uma camiseta extra”, explica Dilney.

A importância de pedalar

• Diminui a retenção de líquidos
Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Tomando água para manter a hidratação durante e após o exercício, o corpo deve potencializar a eliminação de toxinas, o que melhora o funcionamento dos rins e diminui a retenção de líquidos.

• Pele mais saudável
Com a melhora do metabolismo, a renovação celular se torna mais eficiente, a pele fica melhor e as olheiras diminuem.

• Controla a ansiedade
As pedaladas estimulam a produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Praticar exercícios pelo menos três vezes por semana reduz o estresse e a ansiedade.

• Definição muscular
Os membros inferiores são mais exigidos durante as pedaladas, aumentando a massa e definindo os músculos da região. O abdômen também fica mais definido devido à necessidade de boa postura para se equilibrar.

• Rápida queima de calorias
Em uma hora de pedalada é possível perder entre 300 a 500 calorias.