Concórdia é campeão ao empatar com o Hercílio

Jailson Vieira
Concórdia

O Concórdia é campeão da Série B do Catarinense pela primeira vez. O título foi confirmado ontem com empate por 0 x 0 contra o Hercílio Luz, no Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia, mas havia sido conquistado, de fato, há uma semana em Tubarão. Aqueles 3 x 1 definiram o torneio estadual e transformaram o jogo decisivo em uma tarde de celebração dupla. 

O gol do Leão poderia ter saído no primeiro tempo em algumas oportunidades, porém, os chutes foram para fora ou pararam nas mãos do goleiro adversário. Por outro lado, os donos da casa foram bem nos contragolpes e amarraram o jogo contra o adversário colorado.

Na etapa final, o Leão do Sul conseguiu manter mais a posse e partia para o tudo ou nada. No entanto, seguia sem proporcionar perigo ao gol dos donos da casa. A partir dos 30 minutos, o Galo do Oeste pareceu satisfeito com o empate e se fechou de vez. O Colorado ainda tentou buscar o resultado, mas não foi páreo para o adversário.

Em quase 99 anos, o time tubaronense já conquistou o bicampeonato do Catarinense na Série A em 1957 e 1958. A equipe colorada foi a primeira de Santa Catarina a jogar a Taça Brasil, a atual Copa do Brasil. Mesmo disputando a Série B há alguns anos, nunca conquistou o título. Por outro lado, o adversário tem apenas 12 anos de história e alcançou o acesso à elite do Estadual em 2010. Passou uma temporada na Série A, mas retornou em 2012 até este ano, quando Galo do Oeste e Leão do Sul tiveram êxito na campanha.

Com a conquista do título pelo Concórdia, ontem à noite mesmo o Leão do Sul embarcou para Tubarão. O confronto do dia 1º passado foi o último na Toca, que agora deverá passar por melhorias, inclusive no gramado, que deverá ser preservado para a estreia na elite, em janeiro. O clube deve anunciar os nomes (entre equipe técnica e jogadores) a partir do próximo mês, já que haverá cerca de 70 dias de preparação.