Coronavírus: atividades físicas como caminhadas, pedaladas e corridas estão probidas em praças, parques e na beira-rio

Tubarão

O morador da região mudou drasticamente o seu dia a dia por causa das recomendações de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, que foi declarado pandemia mundial no dia 11 deste mês. Por causa da doença crianças, jovens, adultos e principalmente evitam sair de casa.

Nesta quinta-feira (19), o Notisul trouxe uma matéria sobre exercícios ao ar livre. Em Tubarão, muitas pessoas são adeptas a prática de atividades como caminhadas na beira-rio e também a outros treinamentos nas academias ao ar livre, porém desde esta sexta-feira com o novo decreto do governo do Estado esta prática fica proibida. A medida é para conter os avanços da doença.

Conforme o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Sílvio Lisboa, as caminhadas, corridas, passeios, em locais como beira-rio, parque linear, em praças ou ainda em outros locais públicos estão proibidos. Nesta sexta-feira a fiscalização ocorrer em caráter educativo, mas neste sábado caso seja descumprida a ordem, a pessoa terá contra si um termo circunstanciado por desacato a ordem. “A ideia é conscientizar a população da gravidade do que estamos vivendo”, pontua Lisboa.

A prática de exercícios físicos ao ar livre sempre foi uma recomendação geral dos médicos, a medida se torna ainda mais importante durante a pandemia, no entanto, devem ser feitas em casa. As atividades físicas, especialmente em ambientes abertos, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, caso do Covid-19.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com a intensidade e o volume dos exercícios durante períodos como atuais, já que o excesso de esforço pode acabar com efeito contrário e ocasionando um enfraquecimento do sistema imunológico. Por fim, se você gosta muito de praticar atividade física e não quer parar de se exercitar, o melhor é investir em treinos que podem ser realizados em casa.